Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Especial: lista dos melhores filmes

Caros leitores, como havia dito, tive algumas idéias para "comemorar" a 200ª resenha do blog. E uma delas foi a de fazer uma lista dos melhores filmes destes 200. Não é um lista definitiva, a dizer que este ou aquele filme é o melhor do cinema, mas sim uma opinião pessoal e sincera deste que vos escreve dos meus 30 favoritos. Naturalmente só os 200 títulos concorrem (portanto não estranhe a falta de alguns grandes títulos, é que eu ainda não os vi nem escrevi). Foi difícil chegar a apenas 30 títulos, a maioria dos 200 são bons filmes, cheguei a uma lista de mais de 70 nomes e tive de enxugá-la sofridamente, e o resultado abaixo não segue nenhuma ordem. Não numerei os filmes como 1º, 2º e 30º, não seria justo. Espero que gostem e que assistam todos um dia.

Clique nos títulos, e não nas imagens
Chicago é o melhor musical que já vi, com canções memoráveis e debochadas este filme é uma crítica à sociedade do início do século XX, apesar de servir perfeitamente para satirizar a sociedade moderna, que nem mudou tanto assim.
 
Amor é um drama amargo como poucos, que mostra a fragilidade da vida e a beleza do amor, com atuações fantásticas de duas lendas do cinema europeu e uma direção sensível de Michael Haneke.

O melhor filme brasileiro também é um dos melhores que conheço. Cidade de Deus é violento, feio e real. Uma verdade triste sobre o mundo de hoje e da década de 70 e 80 (nas quais é ambientado).

Tido como o maior filme da história, Cidadão Kane é um filme atemporal que moldou o cinema como o conhecemos hoje.
 
Brilho eterno de uma mente sem lembranças é de um roteiro surreal e originalíssimo de Charlie Kaufman. Engraçado e triste, é um retrato delicado e sensível das emoções humanas.

 Forrest Gump é um filme delicado que homenageia a vida humana de um modo inédito, temperado com um trabalho incrível do ator Tom Hanks.

Este é um filme interessante que deixa explícito as mais desagradáveis emoções humanas. Um thriller poderoso que revela o dom da diretora Kathryn Bigelow.

 Na minha opinião ainda melhor que Pulp Fiction (que é tido como a obra prima de Tarantino e um dos melhores das últimas décadas), Bastardos Inglórios é um filme violento e original que dissimula a história e nos apresenta personagens e ações inesquecíveis.

O Silêncio dos Inocentes é um suspense elegante e impecável estrelado por Jodie Foster que explora problemas psíquicos.

A obra prima do diretor Ang Lee é um romance entre dois homens que explora de modo memorável e natural não só a sexualidade humana como seus outros dramas e as mudanças que passar do tempo causa na vida de todos nós.

De Martin Scorsese, Taxi Driver é um filme interessante que é estrelado por Robert De Niro e mostra duras verdades.

Sensível e feminista, As horas conta com um elenco poderoso que nos ensina a fragilidade da juventude, a inevitabilidade da morte entre outras frustrações.

O melhor melodrama do cinema é também um dos recordistas de público. Nele James Cameron dá uma aula de direção (das caras) e leva ao estrelato uma das melhores atrizes de sua geração: Kate Winslet.

Este filme iraniano é uma pérola do cinema. Narra uma história comovente (porém visceral) da separação de um casal e de um jogo de intrigas, e o impacto disso na vida da filha.

Beleza Americana é uma sátira delicada das sociedades modernas, dirigido por Sam Mendes.

Um filme crítico e debochado que explora a tensão nuclear durante a Guerra Fria.

Este thriller argentino sobre a investigação de um crime despe a alma de seus personagens e revela os mais variados sentimentos humanos.

O filme que praticamente inaugurou o neo-realismo italiano é um marco no cinema mundial. Não é exagero dizer que todos os dramas modernos devem a ele. Narra a história de um homem desempregado que tem seu instrumento de trabalho roubado.

Este filme é muito interessante que interliga narrativas e as une para mostrar a beleza da vida, mesmo cheia de problemas.

Um conto de amizade e amadurecimento sobre a desumanidade e indiferença da sociedade para com o outro. É um filme belíssimo.

Nem WALL-E conseguiu fazer com que esta deixasse de ser minha animação predileta. Charmoso, emocionante e muito engraçado.

Talvez fosse melhor ter colocado "Trilogia", que os três filmes são excelentes. Mas foi o primeiro quem inaugurou uma nova forma de fazer cinema com base em histórias fictícias e fantasiosas.

 Um drama pesado e violento em uma sociedade de algum tempo desconhecido, mas ainda assim (infelizmente) muito parecida com a nossa.

Danny Boyle cria uma narrativa interessante para contar uma história bastante humana de crescimento, miséria e separações.

O obra prima de Steven Spielberg é bastante pessoal, um épico biográfico sobre um homem que salvou a vida de mais de um milhar de judeus durante o Holocausto.

Laços de Ternura acompanha décadas de convivência familiar e emociona com sua simplicidade e humanidade despretensiosa.

 Um dos maiores clássicos do cinema e o melhor do gênero narra as atividades da máfia e a interação do padrinho com o resto de sua família.

O melhor filme de Clint Eastwood é um western original sobre um personagem repugnante e frio.

Tido como o melhor filme de Hitchcock, Vertigo inaugura técnicas de narrativa e fotografia com um suspense inteligente e elegante.

Estrelado por Elizabeth Taylor e Richard Burton, este é um drama amargo, triste e cheio de farpas que mostra uma das piores faces do conflito humano.

E então gostaram? Concordam? Comentem!

13 comentários:

  1. Hey! Saiba que todo dia venho aqui para ver se você postou mais uma dica sobre filmes!! Obrigada! :)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, é uma honra receber um comentário assim! Fiquei muito feliz com sua declaração. Eu é quem agradeço, e espero não decepcioná-la.
      Abraço.

      Excluir
  2. Gostei mto da dica do filme O Silêncio dos Inocentes,mto bom esse filme,obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida um filme excelente! Que bom que gostou e que minha indicação lhe foi útil.
      Eu agradeço a visita e o amável comentário.
      Abraços...

      Excluir
  3. Faltou "Moulin Rouge"... kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente este filme não me agrada nem um pouco, eu colocaria vários outros filmes antes dele.
      Obrigado pela participação.

      Excluir
  4. Não tem Ben-hur, nem Um sonho de liberdade? Furada hein!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Não é um lista definitiva, a dizer que este ou aquele filme é o melhor do cinema, mas sim uma opinião pessoal e sincera deste que vos escreve dos meus 30 favoritos. Naturalmente só os 200 títulos concorrem (portanto não estranhe a falta de alguns grandes títulos, é que eu ainda não os vi nem escrevi)."

      Coincidência ou não, este fim de semana assisti pela primeira vez a Um sonho de liberdade; será uma das próximas resenhas.
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  5. Sociedade dos poetas mortos é um dos meus prediletos..assisti a pedido do meu diretor de teatro e amei!! =)

    ResponderExcluir