Caros leitores, como havia dito, tive algumas idéias para "comemorar" a 200ª resenha do blog. E uma delas foi a de fazer uma lista dos melhores filmes destes 200. Não é um lista definitiva, a dizer que este ou aquele filme é o melhor do cinema, mas sim uma opinião pessoal e sincera deste que vos escreve dos meus 30 favoritos. Naturalmente só os 200 títulos concorrem (portanto não estranhe a falta de alguns grandes títulos, é que eu ainda não os vi nem escrevi). Foi difícil chegar a apenas 30 títulos, a maioria dos 200 são bons filmes, cheguei a uma lista de mais de 70 nomes e tive de enxugá-la sofridamente, e o resultado abaixo não segue nenhuma ordem. Não numerei os filmes como 1º, 2º e 30º, não seria justo. Espero que gostem e que assistam todos um dia.
Clique nos títulos, e não nas imagens
Chicago é o melhor musical que já vi, com canções memoráveis e debochadas este filme é uma crítica à sociedade do início do século XX, apesar de servir perfeitamente para satirizar a sociedade moderna, que nem mudou tanto assim.
Amor é um drama amargo como poucos, que mostra a fragilidade da vida e a beleza do amor, com atuações fantásticas de duas lendas do cinema europeu e uma direção sensível de Michael Haneke.
O melhor filme brasileiro também é um dos melhores que conheço. Cidade de Deus é violento, feio e real. Uma verdade triste sobre o mundo de hoje e da década de 70 e 80 (nas quais é ambientado).
Tido como o maior filme da história, Cidadão Kane é um filme atemporal que moldou o cinema como o conhecemos hoje.
Brilho eterno de uma mente sem lembranças é de um roteiro surreal e originalíssimo de Charlie Kaufman. Engraçado e triste, é um retrato delicado e sensível das emoções humanas.
Forrest Gump é um filme delicado que homenageia a vida humana de um modo inédito, temperado com um trabalho incrível do ator Tom Hanks.
Este é um filme interessante que deixa explícito as mais desagradáveis emoções humanas. Um thriller poderoso que revela o dom da diretora Kathryn Bigelow.
Na minha opinião ainda melhor que Pulp Fiction (que é tido como a obra prima de Tarantino e um dos melhores das últimas décadas), Bastardos Inglórios é um filme violento e original que dissimula a história e nos apresenta personagens e ações inesquecíveis.
O Silêncio dos Inocentes é um suspense elegante e impecável estrelado por Jodie Foster que explora problemas psíquicos.
A obra prima do diretor Ang Lee é um romance entre dois homens que explora de modo memorável e natural não só a sexualidade humana como seus outros dramas e as mudanças que passar do tempo causa na vida de todos nós.
De Martin Scorsese, Taxi Driver é um filme interessante que é estrelado por Robert De Niro e mostra duras verdades.
Sensível e feminista, As horas conta com um elenco poderoso que nos ensina a fragilidade da juventude, a inevitabilidade da morte entre outras frustrações.
O melhor melodrama do cinema é também um dos recordistas de público. Nele James Cameron dá uma aula de direção (das caras) e leva ao estrelato uma das melhores atrizes de sua geração: Kate Winslet.
Este filme iraniano é uma pérola do cinema. Narra uma história comovente (porém visceral) da separação de um casal e de um jogo de intrigas, e o impacto disso na vida da filha.
Beleza Americana é uma sátira delicada das sociedades modernas, dirigido por Sam Mendes.
Um filme crítico e debochado que explora a tensão nuclear durante a Guerra Fria.
Este thriller argentino sobre a investigação de um crime despe a alma de seus personagens e revela os mais variados sentimentos humanos.
O filme que praticamente inaugurou o neo-realismo italiano é um marco no cinema mundial. Não é exagero dizer que todos os dramas modernos devem a ele. Narra a história de um homem desempregado que tem seu instrumento de trabalho roubado.
Este filme é muito interessante que interliga narrativas e as une para mostrar a beleza da vida, mesmo cheia de problemas.
Um conto de amizade e amadurecimento sobre a desumanidade e indiferença da sociedade para com o outro. É um filme belíssimo.
Nem WALL-E conseguiu fazer com que esta deixasse de ser minha animação predileta. Charmoso, emocionante e muito engraçado.
Talvez fosse melhor ter colocado "Trilogia", que os três filmes são excelentes. Mas foi o primeiro quem inaugurou uma nova forma de fazer cinema com base em histórias fictícias e fantasiosas.
Um drama pesado e violento em uma sociedade de algum tempo desconhecido, mas ainda assim (infelizmente) muito parecida com a nossa.
Danny Boyle cria uma narrativa interessante para contar uma história bastante humana de crescimento, miséria e separações.
O obra prima de Steven Spielberg é bastante pessoal, um épico biográfico sobre um homem que salvou a vida de mais de um milhar de judeus durante o Holocausto.
Laços de Ternura acompanha décadas de convivência familiar e emociona com sua simplicidade e humanidade despretensiosa.
Um dos maiores clássicos do cinema e o melhor do gênero narra as atividades da máfia e a interação do padrinho com o resto de sua família.
O melhor filme de Clint Eastwood é um western original sobre um personagem repugnante e frio.
Tido como o melhor filme de Hitchcock, Vertigo inaugura técnicas de narrativa e fotografia com um suspense inteligente e elegante.
Estrelado por Elizabeth Taylor e Richard Burton, este é um drama amargo, triste e cheio de farpas que mostra uma das piores faces do conflito humano.
E então gostaram? Concordam? Comentem!
Hey! Saiba que todo dia venho aqui para ver se você postou mais uma dica sobre filmes!! Obrigada! :)))
ResponderExcluirNossa, é uma honra receber um comentário assim! Fiquei muito feliz com sua declaração. Eu é quem agradeço, e espero não decepcioná-la.
ExcluirAbraço.
Gostei mto da dica do filme O Silêncio dos Inocentes,mto bom esse filme,obrigado...
ResponderExcluirSem dúvida um filme excelente! Que bom que gostou e que minha indicação lhe foi útil.
ExcluirEu agradeço a visita e o amável comentário.
Abraços...
Faltou "Moulin Rouge"... kkk
ResponderExcluirInfelizmente este filme não me agrada nem um pouco, eu colocaria vários outros filmes antes dele.
ExcluirObrigado pela participação.
Não tem Ben-hur, nem Um sonho de liberdade? Furada hein!
ResponderExcluir"Não é um lista definitiva, a dizer que este ou aquele filme é o melhor do cinema, mas sim uma opinião pessoal e sincera deste que vos escreve dos meus 30 favoritos. Naturalmente só os 200 títulos concorrem (portanto não estranhe a falta de alguns grandes títulos, é que eu ainda não os vi nem escrevi)."
ExcluirCoincidência ou não, este fim de semana assisti pela primeira vez a Um sonho de liberdade; será uma das próximas resenhas.
Obrigado pelo comentário.
Sociedade dos poetas mortos é um dos meus prediletos..assisti a pedido do meu diretor de teatro e amei!! =)
ResponderExcluirNão curto aquele filme.
ExcluirGrato pela visita.
como vc eh lindo
ResponderExcluir(risos)
ExcluirObrigado!
Obrigado pelas dicas, filmes ótimos.
ResponderExcluir