Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Laços de Ternura (Terms of Endearment) - 1983; um melodrama cômico irresistível

Laços de Ternura (Terms of Endearment), lançado em 1983.
Um filme de James L. Brooks.
Este é um daqueles filmes cujos personagens são tão reais, tão humanos, tão cheios de defeitos e qualidades, que você se apaixona por eles. É tão medidamente engraçado e triste (como a própria vida, que é cheia de altos e baixos), numa dose tão certa, que é difícil não gostar de Laços de Ternura.

Sua história, basicamente, acompanha a vida e o relacionamento de mãe e filha ao longo de trinta anos, desde o nascimento até a morte prematura da filha. E é algo bem conturbado, não é uma família sem problemas e idealizada. Já no início vemos uma mãe super-protetora, que prefere ver o bebê chorando (para ter a certeza de que está vivo) a ficar no total silêncio. A menina cresce rebelde e decide se casar cedo com um professor universitário, parando de estudar (para o descontentamento da mãe amargurada e céptica) enquanto sua melhor amiga forma-se e enriquece em New York. Não tarda a aparecer o primeiro filho e ela muda de cidade com o marido, com oferta de emprego. Distantes elas conversam por telefone e contam suas rotinas. De um lado uma mulher em dificuldades financeiras, cheia de filhos para cuidar (um deles que finge odiá-la) e um marido mulherengo, mas que também acaba tendo um caso extra conjugal. De outro a mãe envelhecendo cercada de pretendentes, mas que se apaixona pelo vizinho conquistador e grosso.

É de uma beleza muito grande acompanhar a vida dessas pessoas, interpretadas por atores competentes, acompanhar suas alegrias, seus dramas, seus erros e acertos, seus relacionamentos com o mundo ao redor. Uma história de amadurecimento, uma história de vida, acima de tudo. Profundo e cativante.

#ficaadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário