Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

sábado, 15 de setembro de 2012

Uma prova de amor (My Sister's Keeper) - 2009; um melodrama manipulador e pretencioso

Uma Prova de Amor (My Sister's Keeper), lançado em 2008.
Um filme de Nick Cassavetes.

Pode até ser que toda a gente tenha gostado deste filme, mas a mim não convenceu. Cameron Diaz (que verdade seja dita não é lá essas coisas como atriz) e a precoce Abigail Breslin - que com 10 anos foi indicada a um Oscar de coadjuvante pelo memorável Pequena Miss Sunshine - até se esforçam, mas não conseguem salvar a produção da mediocridade.

Anna (Breslin) nasceu de uma fertilização in vitro, geneticamente manipulada para ser doadora compatível de medula para a irmã Kate que sofre de leucemia. Kate sofre uma insuficiência renal e precisa de m transplante, mas Anna se recusa e entra na justiça contra os pais para poder ter direito a não doar seu rim. Ao longo dos 109 minutos uma série de flash-backs mostra a relação das irmãs, a vida da família, a personalidade da mãe super-protetora que esquece que possui outros dois filhos, e momentos de Kate que mesmo doente tenta aproveitar seus dias com as pessoas que ama. Por fim é revelado que Kate queria morrer, e por isso pediu à irmã para fazer aquilo, o único meio da mãe compreender a sua decisão.

Sem dúvida é um tema interessante para um filme: câncer e a ética médica de criar pessoas para servirem de "repositório de peças". Mas o diretor errou feio, fazendo do filme um melodrama barato. Todo o filme parece ser pensado para incitar o choro no espectador, usando de músicas melancólicas e estendendo tediosamente as cenas sentimentais. Muito grudento, muito sentimental. O que poderia gerar um debate sobre a questão da eutanásia, da doença e da manipulação genética virou uma cebola no olho. O diretor tem, claro está, pretensões  em induzir no espectador sentimentos falsos.
Acho que nem valeu a pena as duas atrizes rasparem a cabeça para isso.

Este eu vi e não recomendo. Se quiser arriscar... Mas leve um lenço pra poltrona.
______________________________
E você? Que achou do filme?
Conte-nos e ajude outros leitores a decidirem o vão que assistir à noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário