Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

sexta-feira, 26 de abril de 2013

A Era do Gelo (Ice Age) - 2002; divertida animação

A Era do Gelo (Ice Age), lançado em 2002.
Um filme de Chris Wedge e Carlos Saldanha.
Ice Age é um filme dócil e agradável, que possui um humor bobo e contagiante, divertido. Pode não ter a premissa mais original que já se viu, mas não deixa de ter um grande valor, com piadas inéditas vindas de personagens adoráveis. Um filme para se ver em família, que agradará também os adultos.

20 mil anos atrás, quando a Terra estava em um de seus períodos glaciais, e os mamutes eram seres ainda vivos, o esquilo Scrat (que em todos os filme da série sempre é o mais querido dos personagens, mesmo não passando de um figurante, uma feliz distração) enterra uma noz. Isso cria uma fenda que se estende por quilômetros e cria avalanches. Então vemos uma multidão de animais pré-históricos a emigrarem para o sul, fugindo do intenso frio. Porém um mamute mal-humorado chamado Manfred fica para trás e é seguido por Sid, um bicho preguiça escandaloso, o mais engraçado personagem. Acaba que um bebê humano para em suas mãos e eles decidem devolvê-lo ao bando de humanos, para salvar sua vida, mesmo sabendo que seres humanos estão sempre a matar animais. De um grupo de tigres dente de sabre, vem Diego para raptar o bebê. Para isso ele terá de enganar os dois animais e fingir ser amigo deles, embora, eventualmente, ele desenvolverá um afeto por eles e pelo bebê.

A era do gelo conquista o público pelas piadas sinceras e personagens empáticos, numa história conhecida de personagens que se colocam numa busca a algo: uma história de estrada. Não é exatamente verossímil - um tigre, para sobreviver, não pensaria nem sequer uma vez antes de atacar uma presa -, mas nem precisava, é de uma imagem gentil como essa que um filme para crianças precisa: respeitar as diferenças, ajudar os outros.

Ainda falando dos personagens, são um milagre da computação gráfica; eles tem personalidade, criada por sutis gestos e expressões, são seres peculiares muito bem feitos e desenvolvidos. Alie isso com dublagens de qualidade: os dubladores entendem a personalidade dessas criaturas e a melhora ainda mais com a voz.
E nesse ponto técnico, é notável o quanto os cenários são convincentes, mesmo sem parecerem reais como das animações de hoje. É um filme bonito e colorido, mesmo tendo, antes de tudo, o branco do gelo.

#ficaadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário