Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

MASH (idem) - 1970; obscuro e perturbador

MASH (MASH), lançado em 1970.
Um filme de Robert Altman.

MASH é puro humor negro, sucesso absoluto de público e de crítica.
Ambientado num hospital militar norte-americano instalado na Coréia do Sul durante a Guerra da Coréia, ele conta com piadas afiadas sobre temas delicados como a própria morte, em meio a muito sangue, vísceras remexidas e sêmen.
Basicamente temos uma equipe de médicos e enfermeiros que levam sua missão para frente de modo debochado e céptico, não dando a mínima para regras e protocolos, hierarquias ou clima de tensão. O que não falta por lá é sexo,  bebida, brincadeiras, jogo e confusão. Mas apesar de tudo, os médicos são competentes, qualificados e capazes de salvar a vida da grande maioria dos feridos que lá chegam. Os poucos funcionários que era sérios e metódicos, aos poucos acabam entrando no clima do hospital.
O que faz MASH funcionar é que ele extrai o humor de coisas que não são engraçadas, chegando a ser grosseiro e amargo, e essa falta de eufemismos só acrescenta ao roteiro. Analisando os personagens, compreende-se que seu modo debochado de viver, é justamente um modo de sobrevivência. Em meio a tanto horror, eles fingem a si mesmos, não se importarem com nada daquilo, quando na verdade estão sofrendo. É o típico "rir para não chorar", e isso acaba contagiando-nos com suas piadas e absurdos.
Mas mesmo agindo como crianças imaturas, há de se notar que são profissionais capacitados que sabem o que fazem, e o que nos revela isso são suas conversar técnicas sobre anatomia e nomes de instrumentos cirúrgicos e também pelos diversos pacientes salvos em suas mãos. 
E isso é ainda mais notável quando um médico, do outro lado do mundo, diz que um dos membros da equipe é o único médico próximo ao Japão capaz de salvar um garoto. Mas mesmo enquanto estão a operar, conversam entre si com humor e sarcasmo.
É um filme muito interessante, que vale a pena conhecer, principalmente os fãs de humor negro. Numa lista do AFI, MASH figura como o 54º melhor filme norte-americano da história; além de receber a Palma de Ouro no Festival de Cannes.
#ficaadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário