Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

terça-feira, 9 de julho de 2013

Corra Lola, Corra (Lola rennt) - 1998; fantasioso e ousado

Corra Lola, Corra (Lola rennt), lançado em 1998.
Um filme de Tom Tykwer.
O diretor alemão Tom Tykwer já nos foi apresentado com Perfume, mas se naquele filme ele usa toda sua capacidade para criar um cenário obscuro e podre, transformando o filme de época num thriller sombrio, em Lola rennt temos uma ficção alucinante e bastante contemporânea, ambientado na época de sua filmagem e trazendo como protagonista uma verdadeira personificação da rebeldia.

Lola é a espirituosa filha de um banqueiro. Seu cabelo é escandalosamente vermelho e seu namorado é um coletor de dinheiro de uma gangue de contrabandistas. Um dia o rapaz recebe o trabalho de receber cem mil marcos e levar o dinheiro até seu chefe, mas ele acaba deixando a sacola no metrô e um mendigo leva o dinheiro. Desesperado, sentindo que será morto pelo patrão caso não resgate a grana, ele telefona à Lola e pede ajuda. Ela tem então 20 minutos para tentar arrumar o dinheiro com o pai, antes que o namorado agrave a situação assaltando uma loja. Literalmente ela corre.

Corra Lola, corra é um filme juvenil. Não só pela protagonista, jovem, rebelde e inconsequente. Tudo nele, desde a trilha sonora constantemente e frenética, até as animações, os efeitos especiais, a fotografia colorida, os closes e ângulos extravagantes. Lembra um pouco as produções televisivas da MTV (não sei se isso é bom ou ruim). Mas é um filme criativo e um tanto inovador.

O filme tem nítidos contornos surrealistas, até porque muita coisa nele é absurdo, fantasioso. Desde os gritos até a corrida longa (como a garota tem fôlego!) pela cidade quase deserta. Com a repetição do que foi, ou que poderia ter sido, presenciamos três finais distintos. Eles mudam por pequenas coisas, um passo mais rápido pode mudar a história de quem corre e de quem esbarra com o corredor. Uma teoria bastante plausível acerca do poder do tempo. É o que faz o enredo medíocre se tornar um filme tão interessante. A trama varia do drama à comédia, passando por doses de adrenalina.

Corra Lola, corra é divertido, é inventivo, é jovem e é rápido.

#ficaadica

6 comentários:

  1. Cara,parabéns pelo site,apesar de ser um site recente tem muitas dicas de filmes, praticamente todo fim de semana passo aqui pra ter uma ideia do que assistir. Mais uma vez parabéns e continue assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Matheus. Saiba que suas palavras me deixam muito feliz. Tenho minhas dificuldades, claro, mas tento sempre fazer textos novos.
      Mais uma vez obrigado pelo elogio e pelas visitas.
      Um abraço.

      Excluir
  2. Flávio do céu... que bom que assistiu esse filme. "Corra Lola, Corra" me traz lembranças de uma interessante história, onde eu tive que correr, também, quando eu o filme pela primeira vez em 2004.

    Outro ponto positivo, é o fato do diretor conseguir contar histórias paralelas, só por meio de fotografias...

    ResponderExcluir
  3. Clip Its my life do Bon Jovi é inspirado nesse filme rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É? Eu não sabia :-/
      Vou procurar conhecer a música.
      Obrigado

      Excluir