Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

domingo, 11 de novembro de 2012

Dr. Fantástico (Dr. Strangelove) - 1964; puro humor negro satirizando a guerra fria

Dr. Fantástico (br) / Dr. Estranho amor (pt) ou ainda Dr. Fantástico ou: Como aprendi a parar de me preocupar e amar a bomba (Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb), lançado em 1964.
Um filme de Stanley Kubrick.
Todo ser humano que diz gostar de cinema deveria ver este filme ao menos uma vez na vida, sem se importar nem um pouco de ser preto e branco. Talvez nenhum outro filme seja tão irônico e carregado de humor negro como este. Ao assistí-lo você não vai dar gargalhadas, mas vai ficar com um sorriso no rosto em seus 90 minutos de duração, digerindo o afiadíssimo humor negro que trata da guerra fria sem "puxar para o lado dos EUA", país de origem do filme. Definitivamente não é um daqueles filmes patrióticos exaltando a América na guerra. É imparcial e mais ou menos fictício. É considerado pelo Instituto Americano de Filmes como o 39º melhor filme norte-americano de sempre e a 3ª melhor comédia norte-americana de sempre.

Produzido em plena guerra fria, o conflito ideológico sem ataque direto entre EUA e URSS que foi do fim da II Guerra em 1945 até o início dos anos 90, Dr. Fantástico satiriza a tensão nuclear do período. Altamente simbólico, ele usa de personagens, nomes dos personagens, situações e falas para darem o tom ácido no enredo. Tudo na direção e roteiro de ninguém menos que Stanley Kubrick, mesmo diretor de Laranja Mecânica. Peter Sellers ainda interpreta três personagens diferentes.

Tudo começa quando o general Ripper, homem paranóico que acredita que sua impotência sexual é causada por uma adição de flúor na água, suposta estratégia soviética para diminuir a fertilidade norte-americana, ordena que uma frota de aviões carregados de armas nucleares ataquem a URSS. O chamado Plano R além de atacar as bases militares soviéticas consiste em travar os rádios e exigir um código a fim de validar a informação e evitar mensagens falsas inimigas. O Capitão Mandrake tenta impedí-lo sem sucesso. Quando o presidente norte-americano fica sabendo do ocorrido, por meio de um general cheio de libido cuja secretária e amante é capa da Play Boy, ele ordena que militares invadam a base de Ripper e tratem de conseguir o código. Temos então uma hilária cena de um telefonema num telefone público. No Pentágono o presidente norte-americano se reúne com líderes militares e políticos, com o embaixador soviético que revela que existe uma arma soviética para dizimar a humanidade, com o cientista Dr. Strangelove, ex-nazista que tem uma mão incontrolável que faz a saudação nazi e que chama o presidente de Führer e sugere escolher humanos superiores para irem morar em minas durante 100 anos, até que a radiação tenha sumido da superfície, e ele ainda telefona para o presidente russo, que está bêbado, sugerindo que abata os aviões e evite uma guerra nuclear.

Só mesmo vendo para compreender tudo que Dr. Fantástico é, e o que tem de engraçado e sarcástico para oferecer. Delicioso.

#ficaadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário