Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Laranja Mecânica (A Clockwork Orange) - 1971; um dos maiores clássicos de violência já produzidos; perturbador

Laranja Mecânica (A Clockwork Orange), lançado em 1971.
Um filme de Stanley Kubrick.
Esse filme exemplifica bem as palavras de José Saramago, escritor português prêmio Nobel, quando ele disse que o ser humano é podre.
Talvez nenhum outro filme dê tanta vontade de chorar o vomitar como este. Um chute no estômago e uma pancada na cabeça do espectador. Nele os traços de ficção se misturam a esse amargo drama, carregado de humor negro.

Numa Londres não se sabe de quando, Alex é um adolescente problemático. Sua paixão é a violência e a música clássica. Ele é o líder de uma gang, a qual possui um dialeto próprio, que pratica atos de violência apenas por prazer. Eles entram numa casa no campo, machucam um escritor que nela vive e estupram sua esposa na sua frente enquanto eles cantam músicas alegres e se divertem com o sofrimento das vítimas.
Durante um assalto, em que Alex mata a vítima, ele é capturado e preso, traído pelos seus amigos de gang. Após um tempo preso, ele é liberado para se submeter a um tratamento experimental e obscuro que o governo planeja. Depois do tratamento, ele está traumatizado e não é capaz de um mínimo ato de violência, nem por defesa, o que permite que ele seja agredido e quase morto pelos ex-amigos, que viraram policiais. Seu mundo se vê ainda mais obscuro que antes, e agora ele é quem é vítima de atos violentos.

São cenas pesadas de violência, com aspectos sonoros e visuais interessantíssimos. Um debate sobre a violência é possível, por isso em inúmeras universidades os professores dos cursos de psicologia requerem trabalhos sobre o filme. O erotismo e o sexo exarcebado compõe boa parte da trama. Valores morais, tanto de indivíduos quanto do governo, são questionados, numa sátira fria, sombria, repugnante e interessantíssima. Também é explícito o questionamento sobre a psicologia e a psiquiatria de comportamento. É obrigação do cinéfilo conhecer essa bela obra, que está na lista do AFI, dos cem melhores filmes de língua inglesa de sempre.

#ficaadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário