Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O Segredo de Brokeback Mountain (Brokeback Mountain) - 2005; brilhante e ousado

O Segredo de Brokeback Mountain (Brokeback Mountain), lançado em 2005.
Um filme de Ang Lee.
É bem certo que a maioria das pessoas torçam o nariz para um filme como esse, cuja narrativa gire em torno de um caso amoroso-sexual entre dois homens. Mas é desonesto dizer que este é um filme ruim. Para dizerem isto ou não assistiram e mentem ter assistido, ou se basearam apenas em tabus e preconceitos. 
Do renomado diretor Ang Lee.

Embora toda a gente diga que esse é um filme romântico-dramático, de romântico não vi muita coisa, havia muito mais desejo sexual nos olhos dos personagens do que amor, no entanto a carga dramática e o belo roteiro é muito bem pensado, e sim, há suas doses de romance.

Em plena década de 1960, no oeste norte-americano, dois cowboys vão trabalhar juntos na montanha Brokeback, pastorando ovelhas.

Viram amigos e no entanto, dias depois, acabam dormindo juntos. Antes de terminar o verão o relacionamento deles se aprofunda. No entanto acabam brigando e cada um segue seu rumo. Ficam separados por quatro anos, cada um dá um rumo a sua vida e ambos se casam.

Quatro anos se passaram e voltam a se encontrar. Não abandonando suas vidas, eles passam a se encontrar uma ou duas vezes ao ano na montanha Brokeback, mentindo estarem a pescar. E isso vai durante dezesseis anos. Nesse meio tempo vemos o casamento de um deles acabar e os filhos de ambos crescerem.
E temos então, no fim, um desenrolar trágico e as consequências emocionais resultantes.

O legal do filme é que ele mostra muito bem os aspectos psicológicos dos personagens, com uma atuação brilhante de Jake Gyllenhaal, que encarnou o personagem de modo impressionante.

Achei um defeito (julgo ser defeito) no roteiro, que é o início do relacionamento dos dois.
Pareceu-me que a paixão surgiu de modo surreal. Estavam ali e de repente transavam, sem parecer terem muita resistência psicológica a isso, o que é anormal num caso como esse em que os próprios tinham preconceitos e julgavam-se hétero; nem enfrentaram um período de dúvidas, foi muito "de uma vez". Mas é só isso, o restante é tudo muito bem pensado essa pequena mancha não ofusca o brilho do restante do filme.

Depois que já estão juntos o roteiro é excepcional. Durante 20 anos a trama é retratada e as mudanças de cada um, seus problemas pessoais e as frustrações de não poderem viver juntos, isso incluindo várias brigas entre si e o drama familiar pelo qual um deles passa. E a trilha sonora também contribuiu  muito no enredo.

Como já disse, é mesmo muito bom. Fãs de drama não podem perder. A produção foi recebida com aplausos nos cinemas e venceu o Leão de Ouro no festival internacional de cinema de Veneza e foi indicado ao Oscar de melhor filme, tendo perdido para Crash, causando polêmica, a Academia foi acusada de homofobia e o evento ficou conhecido como uma das maiores injustiças da premiação da década.

#ficaadica 









Nenhum comentário:

Postar um comentário