Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

terça-feira, 25 de setembro de 2012

O Senhor dos Anéis: A sociedade do Anel (The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring) - 2001; maravilhosamente divertido, incrivelmente belo

O senhor dos Anéis: A sociedade do Anel (The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring), lançado em 2001.
Um filme de Peter Jackson.
É bem certo que quase toda a gente já assistiu toda a trilogia, mas eu não poderia deixar de tentar convencer aqueles poucos que ainda não viram do que estão perdendo.


A década iniciou-se com esse filme fabuloso. O diretor de Almas Gêmeas em 2001 chocou o mundo com a adaptação do primeiro livro de Tolkien, conquistando de vez a crítica e principalmente o público com seus belos cenários e personagens, frutos das mais avançadas técnicas de efeitos especiais. Em 2007 o Instituto Americano de Filmes colocou-o no 50° lugar, de melhor filme norte-americano da história.

O primeiro filme de três é baseado no primeiro livro de três, intitulado A Sociedade do Anel; precisamente por fazer um prefácio da história e mostrar a formação e atuação de uma sociedade. Embora não seja tão fiel assim ao livro (já li os três, sei do que estou falando), a produção não perde na diversão e na fantasia: qualquer marmanjo se sente um garotinho maravilhado com um mundo fantasioso, cheio de criaturas diferentes e cavaleiros lutando pelo bem. Uma deliciosa mistura de ação, fantasia, aventura, epopéia e até romance. Três horas de filme e quando acaba você ainda quer mais!

A voz de Cate Blanchett, no papel da elfa Galadriel, inicia o prólogo; mostrando o Senhor das Trevas Sauron forjando o "Um Anel", uma arma para dominar a Terra Média. Elfos e homens batalham juntos contra Sauron. O rei dos homens é morto por Sauron, mas o príncipe pega a espada partida do pai e arranca o dedo e o Um Anel. O exército de Sauron é derrotado. A "alma" do mestre das trevas permanece no anel, que só pode ser destruído no mesmo vulcão onde foi construído. O príncipe é apoderado pelo mal e não o destrói. Mais tarde ele é morto e o Anel se perde por milhares de anos, até ser reencontrado por Gollum que se esconde em montanhas. Certo dia Bilbo,um hobbit, encontra o Anel e o rouba de Gollum.

Sessenta anos depois Bilbo dá o anel a seu sobrinho e herdeiro Frodo. O mago Gandalf descobre o que o anel de poderes mágicos é o "Um anel" e manda Frodo e seu fiel amigo Sam, também um hobbit, para uma longa viajem, a fim de evitar que o Anel caia em mãos erradas. Outros dois Hobbits, Merry e Pippin os seguem e passam a viajarem todos juntos. Mais tarde encontram Passolargo, que na verdade é Aragorn, expatriado príncipe herdeiro do trono de Gondor, descendente de Isildur (o príncipe que cortou o dedo de Sauron). Gandalf pede conselhos a Saruman, o mestre dos magos, mas se surpreende ao ver que ele se corrompeu e trabalhava com Sauron. Gandalf é preso por ele, e assiste a criação de exércitos de orcs para destruir os homens e finalmente dominar a Terra Média.

Após muitas aventuras e perigos de morte, os quatro Hobbits chegam a Rivendell, cidade de elfos, onde é formado um conselho para decidir o futuro do Anel. Frodo se encarrega de fazer uma longa jornada para destruí-lo, e para isso é formada uma irmandade que o acompanhará, que inclui além dos outros três hobbits, Gandalf que fugiu da prisão, Aragorn, o elfo Legolas, o anão Gimli e o prícipe regente de Gondor, Boromir.
Inicia-se uma longa viajem, cheia de surpressas, belos cenários, lutas e criaturas do mal, em especial a passagem da sociedade pelas minas abandonadas de Moria.

Antes de ler o próximo post, do segundo filme: O Senhor dos Anéis: As duas torres, assista a esse, para não perder toda a graça e emoção do filme.

#ficaadica



Nenhum comentário:

Postar um comentário