Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Nós que Nos Amávamos Tanto (C'eravamo tanto amati) - 1974; amor, ideais, frustrações e metalinguagem

Nós que Nos Amávamos Tanto (C'eravamo tanto amati), lançado em 1974.
Um filme de Ettore Scola.
O auge do cinema italiano se deu logo após a II Guerra, com o movimento neo-realista. Ettore Scola é um herdeiro deste movimento, que se esgotou rápido, mas em Nós que nos amávamos tanto ele homenageia o movimento, sobretudo Vittorio de Sica e seu Ladrões de Bicicleta. Apesar da metalinguagem, o filme não é sobre o cinema italiano. Conta a história de três amigos e uma mulher, ao longo de várias décadas.

Três pessoas observam uma mansão por cima do muro quando se inicia um flash-back. Vários homens participam da Resistência Italiana (guerrilhas contra o fascismo de Mussolini), três deles bastante amigos. Quando acaba a II Guerra eles se separam, mas tornam a se reencontrar. Os três, em algum momento, irão se envolver com uma mesma mulher, Luciana.

C'eravamo tanto amati foi rodada em preto-e-branco, sépia e em cores. Scola brinca com a fotografia, usando cada um dos três estilos para momentos específicos de sua obra. É um filme amargurado, mas extremamente cômico. Tudo tem por trás alguma ironia. Por meio da história de seus quatro personagens, cada um levando uma vida distinta mas intimamente ligadas, Scola conta a história da Itália (semelhante a o que ele fez em O Baile, onde é contada a história da França) e também de seu cinema. Ele promove um verdadeiro estudo sobre as relações humanas e os efeitos do tempo, com notável sensibilidade.
Nossos amigos são bastante diferentes, um pobre, o outro um intelectual arruinado e o terceiro um homem que subiu socialmente abrindo mão de seus ideais, de seu amor, de si mesmo. O que têm em comum é nutrirem um amor pela mesma mulher, algo que provoca muitas mágoas.
Scola adentra a alma de seus personagens, conduzidos com graça por excelentes atores, e humaniza tudo de um modo exemplar.
Nós que amávamos tanto o cinema italiano temos agora um motivo a mais para intensificar o sentimento.

#ficaadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário