Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

A Ilha (The Island) - 2005; vazio como estava fadado a ser

A Ilha (The Island), lançado em 2005.
Um filme de Michael Bay.
Se tem um nome na indústria cinematográfica que leva muita gente a torcer o nariz é Michael Bay. Responsável por alguns sucessos de bilheteria que no entanto, do ponto de vista artístico, são grandes porcarias, A Ilha é mais um filme com sua marca registrada: dispensável e profundamente vazio. Quem não o conhece que o compre.

Em meados do século XXI, uma corporação cria clones humanos para servirem de doadores de órgãos para seus originais. Vivem sob a história de que são os poucos sobreviventes de um virus mortal que existe lá fora, e que apenas um lugar, chamado de "A Ilha", está livre de contaminação e é para onde são mandados os ganhadores da "loteria", que na verdade estão indo para a mesa cirúrgica.

Com uma premissa razoavelmente interessante como esta, o filme, nas mãos de outro, poderia até ter dado certo. Mas como estamos falando de Bay; os clichés do filme, entre eles cientistas maus e corporações sinistras; são agravados com um roteiro furado como uma peneira de assoprar café.

O início chega a ser promissor, embora não pareça nada muito novo para nossos olhos. Mas a questão moral e a reflexão sobre os passos da humanidade que poderiam ter sido abordadas e gerado um drama de ficção decente, como fez Não me abandone jamais poucos anos depois - com uma trama um pouco parecida -, dá lugar a uma interminável perseguição a Ewan McGregor e Scarlett Johansson, que fugiram do complexo. A dupla de atores faz o que pode para melhorar o filme um pouco. Nesta segunda parte que você vê de quem é o filme, supondo que estivesse ainda na ignorância: explosões, tiros, explosões, ação absurda e tola, explosões; a cara do diretor. 
A trilha sonora é incessante e o roteiro vazio e sem diálogos interessantes acaba de se afundar. O que precisa ter sido mostrado não foi, e o que não precisava ser explicado é jogado na cara do público, como se ele fosse idiota ou cego. Um ponto a menos para Michael Bay.

Nenhum comentário:

Postar um comentário