Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

domingo, 30 de dezembro de 2012

O selvagem da motocicleta (Rumble fish) - 1983; sujo, violento, feio

O selvagem da motocicleta (Rumble Fish), lançado em 1983.
Um filme de Francis Ford Coppola.
Coppola, de Apocalypse Now e da trilogia O poderoso chefão nos presenteia também com este belíssimo e inovador preto-e-branco, carregado com seu estilo pessoal. Num ambiente sujo e violento se desdobra uma história de interação entre irmãos e pai e filhos.

Rusty James é o líder de uma gangue, rebelado e com ânsias de poder. Vive cercado de outros marginais com quem luta contra outras gangues. Mas o que ele realmente gostaria era de ser como o irmão mais velho, o Garoto da Motocicleta, um ídolo no subúrbio da cidade, que após passar um tempo desaparecido, acabou de voltar da Califórnia, onde passara por momentos de reflexão existencial e encarou traumas como o de ser abandonado pela mãe. Calmo e inteligente, ele parece querer ensinar ao irmão sobre duras verdades da vida, enquanto vivem num mundo de drogas, sexo, violência e rock. Isso num ambiente sujo, feio, mal-cheiroso, escuro.

É um filme carregado de simbolismos e marcas pessoais, várias vezes inovadora, de Coppola. Para se ter idéia, o filme tem um motivo para ser preto e branco, e não era falta de dinheiro ou de tecnologia. É uma referência ao personagem chave do enredo. O jogo de ângulos e sequências da fotografia também são impressionantes, várias vezes nos sufoca, nos deixa desconfortáveis e apreensivos. Mas em algumas breves cenas temos cores na tela. Lembram-se da garotinha de vestido vermelho em A Lista de Schindler, de Steven Spielberg? Temos aqui artifício semelhante, porém muito mais carregado de significado, pois peixes de briga (nas cores da bandeira americana!) acabam servindo como um reflexo de Rusty e das gangues, que mais tarde é capaz de se ver colorido no reflexo de um vidro, simbolismo este que será compreendido por quem assistir. Ainda é mostrada a delicada relação dos dois irmãos com o pai bêbado, abandonado com os filhos pela mulher. Mas sem dúvida alguma, os dois irmãos são os interessantes personagens, brilhantemente interpretados por Matt Dillon (Rusty) e Mickey Rourke (Garoto da motocicleta). E não se pode deixar de mencionar o retrato de uma geração jovem e rebelde dos anos 70 que este filme é.

#ficaadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário