Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

domingo, 23 de setembro de 2012

Louca obsessão (Misery) - 1990; terror psicológico e suspense extasiante

Louca obsessão (Misery), lançado em 1990.
Um filme de Rob Reiner.

 
Sempre admirei o trabalho de Kathy Bates (clique no marcador sob o título da postagem para conhecer outros trabalhos da atriz), mas até pouco tempo atrás eu nem sabia que ela já havia recebido um Oscar de melhor atriz principal, muito menos que o prêmio havia sido fruto de um filme de terror - que a Academia nunca valoriza -, cuja única indicação foi precisamente esta, e que conseguiu ganhar da concorrente Julia Roberts por Uma linda mulher
Acabei de assistir o tal feito, e digo que foi merecido tanto o Oscar quanto o Globo de Ouro que ela ganhou.

Paul Sheldon (James Caan) é um reconhecido escritor. Ele é autor de uma série de livros envolvendo uma personagem chamada Misery Chastain. Certo dia ele sofre um acidente de carro devido a uma nevasca, e só sobrevive do acidente e do frio pois uma misteriosa ex-enfermeira chamada Annie Wilkes (Bates) o resgata e leva-o para sua casa. Quando ele acorda descobre as duas pernas e um braço imobilizados para se recuperarem das fraturas. No início ele fica agradecido a Annie, que se diz a fã número 1 do autor. Mas após ela ler seu novo romance, cheio de palavrões, e principalmente o último livro de Misery, onde a personagem morre no final, ela enlouquece e mantém o autor preso em sua casa, torturando-o e obrigando-o a escrever um novo romance onde ele "ressuscita" a personagem. Annie ainda tem um passado obscuro.

A música do filme acompanha todo o terror psicológico que o filme transmite muito bem. Algumas cenas são assustadoras, como aquela em que Annie quebra os tornozelos de Paul para evitar uma fuga dele.
Kathy Bates estava soberba no papel, conseguindo mostrar uma terrível vilã com crises bipolares que parece não ter idéia do mal que está a fazer.

É um filme muito divertido, um horror inteligente (sem loiras gostosas que vão acampar e acabam por ir morrendo aos poucos assassinadas), que pode ser apreciado por toda a família.

#ficaadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário