Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

domingo, 5 de abril de 2015

A Parte dos Anjos (The Angels' Share) - 2012; reparar erros e beber uísque

A Parte dos Anjos (The Angels' Share), lançado em 2012.
Um filme de Ken Loach.
Loach é conhecido pelo seu estilo realista de filmar histórias densas. Em The Angels' Share, porém, esse realismo é usado para narrar uma trama bem mais leve, tragicômica, de quatro jovens a cometer um roubo discreto. Assim como Sideways é uma comédia dramática onde uma bebida alcoólica é um personagem à parte homenageado (no caso, vinho). Aqui se bebe e romantiza o uísque.


Três rapazes e uma moça são condenados a prestarem serviços comunitários devido a pequenos crimes que cometeram. Um deles é Robbie, salvo de ir para a prisão devido à compaixão do juiz que lhe deu uma última chance de mudança, já que sua namorada está prestes à dar a luz a um filho seu. O rapaz deve andar na linha, mas é perseguido e agredido pela família da namorada. Nessa vida errante e sem saída seu melhor amigo é Harry, orientador do serviço comunitário, que acredita na recuperação de Robbie e lhe apresenta ao mundo do uísque. Eventualmente surge, então, a possibilidade de os quatro roubarem um barril de uísque caríssimo, e para isso viajam.


The Angels' Share trata de um grupo de pessoas colocadas à margem da sociedade tentando se reerguer. Claro que em tempos de crise econômica isso fica ainda mais difícil, mas mesmo na prosperidade ex-condenados enfrentam estigmas. Ainda que haja um genuíno desejo e esforço de recuperação, muitas vezes fatores externos atrapalham.


"Estou com medo que não me deixem entrar. É só baterem o olho na minha cicatriz."

"—Porque você não me dá uma chance? Apenas uma chance, Matt, isso é tudo que eu estou pedindo. Eu vou cuidar de Leonie. Eu vou ser um bom pai.
—Você não entende, não é? É tarde demais para você. Mesmo se quiser mudar, eles não vão deixar."

Loach com uma fotografia clara lança um olhar sobre a humanidade dessas pessoas, pequenos criminosos, e faz isso oscilando entre o drama leve e um certo humor negro. E ao mesmo tempo explora suas ambiguidades. Gente que buscando uma segunda chance acabam por cometer mais crimes. Neste ponto o roteiro é preocupante, pois nestes tempos e lugares onde há um sentimento coletivo de impunidade, as penas alternativas à prisão podem, por causa de filmes assim, acabar sendo vistas como algo ruim, que deixa criminosos soltos para continuarem a cometer infrações, quando na verdade são a melhor solução em muitos casos e tem índices de reincidência bem menores que a detenção. 

A salvação de Robbie é o uísque - o rapaz mostra ter um olfato muito bom para identificar a bebida. Isso que lhe garante finalmente um emprego legal depois de seu bem-sucedido furto que o permite recomeçar a vida longe de todas as pessoas que querem o destruir.
A parte dos Anjos - título que remete à perda por evaporação ocorrida durante o processo de envelhecimento da bebida - pode ser meio previsível, mas é feliz em contar como as pessoas merecem uma segunda chance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário