Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

A Casa dos Espíritos (The House of the Spirits) - 1993; fantasia e o horror da ditadura

A Casa dos Espíritos (The House of the Spirits), lançado em 1993.
Um filme de Bille August.
Baseado no romance homônimo da chilena Isabel Allende, A Casa dos Espíritos acompanha algumas gerações de uma família chilena nas vésperas do golpe militar que empossou Pinochet em 73 e deu origem à mais sangrenta das ditaduras sul americanas.

Blanca Trueba (Winona Ryder) retorna à casa onde cresceu acompanhada pelo pai já idoso. Ela então começa a narrar a vida de sua mãe Clara (Meryl Streep) desde que era uma criança com capacidade de conversar com espíritos e de mover e levitar objetos. Eventualmente ela se casa com Esteban Trueba (Jeremy Irons), um mineiro que conseguiu enriquecer e comprar uma fazenda e que ao longo do tempo e explorando nativos se tornou muito rico e influente. Anos mais tarde Blanca, ainda bem jovem, se envolve com Pedro (Antonio Banderas), filho de um nativo e de ideais socialistas.A situação da família se agrava quando Salvador Allende é deposto por um golpe militar.

O que segura o filme são as interpretações do elenco famoso. Embora todos os atores tenham trabalho muito melhores, num geral eles estão competentes. O enredo também é bastante interessante, embora sofra com os deslizes de uma adaptação não muito bem feita. Leitores do livro costumam chamá-lo de obra prima e apontam o filme como fraco e não muito fiel. Não li a novela, mas é mesmo perceptível uma certa dificuldade em se manter a narrativa com eficiência. Até mesmo é difícil reconhecer nele algo de chileno. Isso até é compreensível já que foi dirigido por um dinamarquês, em locações europeias, com atores anglófonos. Mas o roteiro não dá muitas pistas de que estamos no Chile (ás vezes até parece que se esqueceram), nem mesmo os nomes de Allende e Pinochet são mencionados para ajudar na caracterização dessa ficção com fundo histórico. Aqui os poderes sobrenaturais de Clara também nem fariam falta, de tão pouco explorados ou exibidos que são.
Clichês, melodramas e cenas desnecessárias também podem ser vistas. Por outro lado, há belas construções visuais; a fotografia é linda, em belos tons e ótima iluminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário