Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Vovô Sem Vergonha (Jackass Presents: Bad Grandpa) - 2013; Knoxville mudando um pouco o curso de sua carreira

Vovô Sem Vergonha (Jackass Presents: Bad Grandpa), lançado em 2013.
Um filme de Jeff Tremaine.
Já devem ter reparado que este não é o tipo de filme que costumo assistir (não, não assisto filmes "escondido" por não serem "cult", todos que vejo eu posto a resenha aqui). Mas numa pequena reunião de amigos preferiu-se algo mais "leve", mais descontraído, mais simples de entender. E assim vemos este da série famosa Jackass. Devo dizer que foi uma escolha relativamente interessante.

Num formato parecido com o de um pseudodocumentário - onde os atores interagem com pessoas comuns que não sabem que se trata de um filme (semelhante a pegadinhas) - ele apresenta Irving Zisman (Johnny Knoxville), um senhor de 86 anos que logo após perder a esposa é encarregado de cruzar o país para levar o neto até o pai do garoto. No caminho os dois escandalizam as pessoas com as situações que armam.

A série Jackass é conhecida pelo seu humor escandaloso e sem noção, quase que masoquista. E, convenhamos, muitas das vezes de péssimo gosto. Aqui, depois do fim da série na TV, há uma mudança na fórmula. Em Bad Grandpa surge uma trama. E um humor menos perigoso. Numa mistura de pegadinhas e road movie ele nos faz rir devido às reações das pessoas a piadas e situações armadas pelo elenco e a produção. Assim, enquanto acompanhamos o desenrolar do pequeno enredo, nos divertimos com as expressões de perplexidade, vergonha ou ira das "vítimas"

O pequeno Jackson Nicoll tem de tudo para se tornar um grande comediante. Na pele de um garoto de 8 anos ele choca as pessoas com suas perguntas inoportunas, palavrões e ações politicamente incorretas como, supostamente, fumar e beber. Tudo isso o garoto faz com cara de ingênuo, de quem de nada sabe.
O garoto até protagoniza uma clara referência a outro road movie: Pequena Miss Sunshine.

Knoxville surpreende mais por sua aparência bastante crível, envelhecido por pesada maquiagem. Ele também se envolve em várias situações engraçadíssimas.

No mais é um filme sem grandes qualidades. Como as filmagens são realizadas por câmeras escondidas, em locais com iluminação natural, a fotografia não tem nada de especial, apenas dá um ar mais caseiro ao filme.

Obviamente, enquanto arte, não é grande coisa. Mas para o propósito de divertir despretensiosamente um grupo de amigos que há tempos não se reuniam, serve perfeitamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário