Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

sábado, 22 de março de 2014

O Leão no Inverno (The Lion in Winter) - 1968; lutando pela coroa

O Leão no Inverno (The Lion in Winter), lançado em 1968.
Um filme de Anthony Harvey.
Apesar de ser um pouco difícil acompanhar totalmente a trama, sobretudo por ela depender de fatos ocorridos no passado do filme e que não são muito bem esclarecidos, The Lion in Winter é um clássico dos anos 60 cultuado pelas atuações do elenco, que inclui ninguém menos que Peter O'Toole, Katharine Hepburn, um dos nomes mais famosos da história do cinema e até Anthony Hopkins, na estreia de sua carreira. Os fãs de histórias de realezas não podem perdê-lo. 

Voltamos ao século XXII quando Henrique II da Inglaterra (O'Toole) convoca a esposa Eleonora (Hepburn), ex-rainha da França - e que vive trancada por já ter se revoltado contra o marido - para o Natal. Ele pretende nomear qual dos filhos será seu sucessor, já que o rei da França está em sua casa exigindo que a irmã case com o herdeiro ou seja devolvida. Mas além de ser amante da irmã, ele tem uma preferência pelo caçula e Eleonora pelo mais velho. Enquanto isso os três filhos planejam um golpe e brigam entre si.
É uma adaptação da peça homônima de James Goldman, que também assinou o roteiro do filme. Além do tom teatral típico dos atores do período, há na obra outros aspectos que fazem-no muitas vezes parecer teatro filmado, sobretudo os extensos diálogos em longas cenas internas.
Apesar disso é um filme interessante. Além do deleite de observar Hepburn, na época já madura mas ainda belíssima, numa grande atuação que lhe rendeu um Oscar, o texto, apesar de às vezes cansativo, é bastante inteligente e afiado. Os personagens se ferem através das falas, quando rancores e remorsos se transformam em armas verbais que escondem traições e planos maquiavélicos. Uma família ligada pelos laços de sangue ou jogos de interesse mas que se não se amam e até se detestam, cada um mais interessado em poder e bens que os outros.
A trilha sonora também é boa e a fotografia, sobretudo quando em ambientes externos, quando são amplas e revelam bem os arredores, também é muito bela.

#ficaadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário