Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

sábado, 12 de outubro de 2013

Poderosa Afrodite (Mighty Aphrodite) - 1995; uma divertida história absurda

Poderosa Afrodite (Mighty Aphrodite), lançado em 1995.
Um filme de Woody Allen.
Woody Allen é um dos diretores e atores mais queridos de sempre. Com cerca de 40 filmes em mais de 40 anos de carreira, ele assina roteiros, filmes e papéis inesquecíveis do público. Sua carreira de altos e baixos - com muito mais altos - já lhe rendeu diversos prêmios e indicações ao redor do mundo, incluindo prêmios honorários do Festival de Cannes, de Berlim e do BAFTA. Poderosa Afrodite é mais um de seus trabalhos charmosos e bem-humorados, trazendo ele (novamente) como um protagonista desengonçado e neurótico.

Um coro de teatro grego narra a história de como Lenny Weintraub (Allen) e Amanda (Helena Bonham-Carter) adotaram o filho de Linda Ash (Mira Sorvino), e como, anos mais tarde, instigado pelas qualidades da criança, Lenny vai procurar por linda obsessivamente e com isso arrumar muita encrenca.

Além de até parecer uma novela mexicana, com uma trama bastante "exagerada", Poderosa Afrodite é uma crítica ácida e bem humorada às relações humanas. Aliás, o diretor e roteirista sempre teve um olhar crítico em seus filmes, e este tema da fragilidade e da beleza das interações humanas já é recorrente. Basta olhar para Noivo neurótico, noiva nervosa e para Vicky Cristina Barcelona (embora este último seja mais recente que Mighty Aphrodite).
Aqui temos piadas engraçadas e inteligentes, que seguem bem o estilo pessoal do roteirista/diretor. Você não vai se cagar de tanto rir, claro, mas irá dar boas risadas. Duvido que exista no universo alguém que encaixaria tão bem na pele de Lenny quanto o próprio Woody. Ele se colocar no papel principal de seu filme não é nenhum narcisismo, é competência para escolher o elenco. E falando nisso, as mulheres das quais se cerca não deixam a desejar, nem Helena e nem Mira Sorvino, que encarna uma atriz pornô e prostituta um tanto estúpida com muita competência e alegria. Tanto que levou uma estatueta da Academia.

Poderosa Afrodite é mais um acerto da lenda viva que é Allen. Vale a pena conferir.

#ficaadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário