Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Carta aos leitores; aniversário de um ano do blog

Caros leitores;

a triste estatística, de que a vida média de um blog é de três meses, não nos pegou. 
Hoje 22 de julho o blog está completando exatamente um ano de vida, com aproximadamente 250 resenhas e, segundo o Google Analytics, 27.188 visitas, 25.583 visitantes únicos e 37.346 visualizações de página.
Nesse meio tempo muita coisa mudou na minha vida; inclusive direta ou indiretamente o blog foi responsável por alguma destas mudanças.

O mais óbvio é que a experiência melhorou muito minha capacidade de analisar, compreender e olhar com visão crítica o cinema. Evoluiu também minha capacidade de escrever (e de digitar). Além disso minha visão, até então muito limitada do cinema, se ampliou bastante. Conheci novos diretores e atores, vi filmes de países que eu sequer sabia que produziam filmes, entrei em contato com novos gêneros, estilos, perdi preconceitos em relação a épocas, passei a questionar prêmios, aprendi que um Oscar não é tudo na vida, tomei desprezo por Michael Bay e confirmei minha certeza de que é Kate Winslet minha atriz predileta. Li inúmeros textos de colegas cinéfilos e de críticos, e criei enorme admiração pelo trabalho de alguns.

Não bastasse isso, os filmes me ensinaram muito a como ser uma pessoa melhor e a ver o mundo e as pessoas com mais humanidade. Entrei em contato com temas polêmicos, delicados ou preocupantes como todos os tipos de preconceitos, pedofilia, desigualdade e exclusão social, doença mental, manipulação midiática, prostituição, homossexualidade, drama familiar, fascismo, aborto, guerra e violência, drogas, eutanásia, doença, morte, identidade pessoal e muita, mas muitas outras coisas que contribuíram na construção de ideias, visões políticas. 

Entrei em contato também com belíssimos assuntos humanos como o amor, a nostalgia, o autoconhecimento, a solidão, a natureza, a sexualidade, o envelhecimento e o amadurecimento, a esperança e a persistência, a amizade e a fraternidade, os valores. Vi a beleza espinhosa que é a vida. Enfim o cinema ajudou a moldar minha personalidade, minha visão de mundo e de mim mesmo.

Nesse meio tempo saí do ensino médio e entrei na universidade (só eu sei o que os filmes me ajudaram no ENEM, em todas as áreas - sobretudo história e linguagens, e como escrever aqui diariamente fez a diferença na hora de escrever a redação). Graças aos filmes apaixonei-me irremediavelmente pelo jazz (e quase comecei a fumar), conheci cantores e virei fã. Conheci uma sala de cinema pela primeira vez, já depois de, estranhamente, começar a escrever sobre a sétima arte.

Graças ao blog fiz um amigo de outra cidade, Diogo, a quem quero agradecer pelo apoio, pelas visitas e por me dar a ideia de escrever este texto. Obrigado pelo carinho.

Agradeço também a todas as outras pessoas que tem visitado, elogiado, criticado meu trabalho nesses doze meses. O blog é para vocês, escrevo para vocês. Obrigado.

Que mesmo com as dificuldades este site sobreviva por mais um bom tempo.

Com carinho;

Flávio Túlio de Lima

2 comentários:

  1. Flávio...
    PARABÉNS, não somente, por um ano de blog... mas também, por tudo o que isso significa [ou que significa para mim]. É entusiasmante, para mim, ver o quanto você dedicou à um projeto pessoal que tem, sobretudo, qualidade, além de muito trabalho e esforço...
    Ao acessar o seu blog por acaso em janeiro deste ano de 2013, me deparei com textos inteligentes e análises interessantes que me fisgou completamente... [mesmo que, o que tenha me levado ao seu blog, foi uma pesquisa sobre o filme "Moulin Rouge" e consequentemente, li sua crítica... Sim! Eu gosto de Moulin Rouge, e muito... rs]

    Flávio, não quero me estender mais, e por isso vou ser novamente clichê: ADMIRO MUITO O SEU TRABALHO, TE ACHO EXTREMAMENTE INTELIGENTE, E QUERIA AGRADECER PELAS VÁRIAS DICAS QUE VOCÊ ME DEU DE FILME... e por último, OBRIGADO PELAS SUAS PALAVRAS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quem agradeço as suas palavras, você foi uma das melhores coisas do blog heheheh, não é todo dia que encontro gente inteligente para conversar e conhecer.
      Quanto a Moulin Rouge eu realmente gostaria de ter gostado, mas quando lembro do ator estragando a música do Elton John... :-/

      kkkkkkkkkkk
      Obrigado, meu amigo.

      Excluir