Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

sexta-feira, 3 de maio de 2013

A Era do Gelo 2: O Degelo (Ice Age: The Meltdown) - 2006; a continação da série continua engraçada

A Era do Gelo 2: O Degelo (Ice Age: The Meltdown), lançado em 2006.
Um filme de Carlos Saldanha.
Infelizmente este é um daqueles filmes que se encaixam naquela história de que as franquias sempre lançam filmes piores que o antecessor. Mas neste caso, ainda é um filme bom e que num aspecto é melhor que o original.

Como era de se esperar, os personagens são os mesmos de A Era do Gelo, com alguns acréscimos. E o acréscimo foi bem vindo: uma personagem engraçada, apesar de tola, e carismática. O esquilo Scrat está de volta, sempre como o melhor do filme. Sem dúvida uma criatura que merecia uma produção só para si e suas aventuras em busca à nozes.

Numa sátira à um tema bem atual, a era glacial em que nossos amigos viviam está chegando ao fim, consequência do aquecimento global. Por causa disso não faltam rios e cachoeiras provenientes do degelo onde os animais brincam, sem se dar conta que estão correndo enorme perigo. Para completar alguns animais antigos, que estavam congelados, voltam à vida, tentando devorar os animais. Manny ( o mamute) procura por uma fêmea e não encontra, e suspeita que sua espécie está entrando em extinção. Quando eventualmente uma ave alerta aos animais que eles correm perigo, podendo morrerem afogados, o trio (Manny; Sid, a preguiça, e Diego, o tigre) e outros animais começam a procurar uma canoa gigante onde caiba todos os animais. E nessa busca é que encontram uma fêmea mamute, Ellie (brilhantemente dublada por Queen Latifah), que para todos os efeitos não sabe que é uma mamute e pensa que é um gambá, vivendo com dois "irmãos".

Assim como o primeiro, A era do gelo 2 se vale de um humor simples e cru, sem ser estúpido ou muito forçado (referência bíblicas, a outros filmes, e sátiras leves a temas como o do aquecimento global provam isso), nem usando muito da batidíssima receita "herói + vilão", os conflitos estão dentro do grupo. Os personagens são engraçados ou emotivos, Sid ainda é um ser desajeitado e por isso mesmo adorável e espirituoso. Não há muito de novo ou original, simplesmente.

O que está melhor que o anterior é o visual. O filme é mais colorido, os personagens possuem expressões e personalidades ainda mais reais que no anterior - que como disse na ocasião, já era um milagre da computação gráfica -, e detalhes de renderização estão melhores, mais reais (observe nas imagens ao lado as árvores, os pelos e a água). Mas sem deixar de parecer animação, sem fugir do estilo do primeiro.
A verdade é que se você gostou de Ace Ige, provavelmente irá gostar também de sua continuação.

#ficaadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário