Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O Fabuloso destino de Amélie Poulain (Le fabuleux destin d'Amélie Poulain) - 2001; meigo e peculiar

O Fabuloso destino de Amélie Poulain (Le fabuleux destin d'Amélie Poulain), lançado em 2001.
Um filme de Jean-Pierre Jeunet.
Este é um filme francês adorável, simpático, leve, divertido e MUITO extravagante; sem soar infantil.
Um mix delicioso de drama, romance, suspense e comédia que foi sucesso absoluto de público e crítica.

Amélie cresceu numa família parisiense nada carinhosa. O pai frio só se aproximava dela para fazer exames (é médico), e emocionada o seu coração sempre acelerava, fazendo com que o pai desse um diagnóstico errado de problema cardíaco e impede que ela vá a escola e viva com outras crianças, sendo alfabetizada em casa pela mãe. Um dia sua mãe é atingida por um suicida e morre junto. Tudo isso afeta profundamente a personalidade da garota.
Já adulta ela trabalha numa lanchonete e seu mundinho fechado se restringe a alguma poucas pessoas estranhas e hilárias. Certo dia ela encontra uma caixa cheia de brinquedos e outros "tesouros" que um dia algum ex-morador do apartamento, ainda criança, escondeu. Extasiada ela inicia uma busca pelo homem, e após algumas dificuldades encontra-o, e dá um jeito de entregar a caixa sem revelar sua identidade. Como era de se esperar, o senhor já idoso chora de alegria. A partir daí ela decide fazer sempre o bem, tornar a vida de outras pessoas feliz, a fim de também ficar feliz. E faz isso sempre sem mostrar a identidade, armando planos fantásticos para aproximar pessoas e amenizar seus dramas. Ainda se vinga de gente ruim,. O problema é que ela própria, ingênua e tímida, não é capaz de declarar seu amor a um rapaz que coleciona fotografias (juro que quando vi a coleção, e o tipo de fotografia que era, fiquei com vontade de imitar).

Analisando o filme, é fácil perceber sua beleza e sensibilidade, assim como a de seus personagens. Uma verdadeira fábula criada por uma menina sonhadora que ainda possui a esperança de ser feliz, num mundo egoísta, individualista e cada vez pior. A trilha sonora é simplesmente fantástica. E Audrey Tautou aparece-nos simplesmente fantástica, dando vida a sua personagem de modo impressionante, com olhos arregalados, sorrisos tímidos. O único problema é que Paris nos aparece idealizada, linda, limpa, sem problemas sociais, feliz. O que não é bem assim. Mas esses são pormenores que embora levando à ruína alguns filmes, em Amelie são totalmente perdoáveis e esquecíveis.

Com certeza dá uma paz de espírito ao terminar de assistir.

#ficaadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário