Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Uma mente Brilhante (A Beautiful Mind) - 2001; entre a loucura e a genialidade

Uma mente brilhante (A Beautiful Mind), lançado em 2001.
Um filme de Ron Howard.
Minha expectativa acerca desse filme era maior. Não é ruim, mas eu não gostei tanto assim, embora tenha sido aclamado pela crítica e pelo público em geral. No entanto o filme recebeu críticas por certos retratos imprecisos da vida do personagem. Venceu o Oscar de melhor filme.
O filme é uma biografia do matemático John Forbes Nash, prêmio Nobel de Economia que possui esquizofrenia.

O filme inicia com o ingresso de John Forbes à universidade. Logo ele se mostra um gênio da matemática. Numa abordagem a uma garota ele tem a idéia de estipular uma teoria matemática.
Anos mais tarde ele é chamado pelo Pentágono para quebrar códigos criptografados de soviéticos e supervisionar meios de comunicação na busca por códigos ocultos que a URSS possa estar a disseminar.
Mas ele fica obcecado por esse trabalho; obcecado em descobrir os padrões e denunciá-los. Enquanto isso ele se casa com uma aluna. Ele passa a ter alucinações de perseguição, sentindo-se caçado por soviéticos. Ele é então diagnosticado com esquizofrenia. Frustrado com os remédios que toma ele os abandona secretamente, e volta a enlouquecer, arriscando a vida da esposa e do filho. Sua luta contra a loucura é mostrada e por fim é retratada a premiação quando recebe o Nobel pelos seus trabalhos sobre a teoria dos jogos. Ele olha para o lado no palco e vê os personagens que tanto o perseguiam, mostrando que a doença ainda existe.

De fato quem gostaria de conhecer melhor a doença e suas consequências, quem se interessa em conhecer um pouco da vida de John Nash ou mesmo os fãs de matemática não podem perder esse filme, na certa irão gostar.

A trilha sonora é de James Horner, responsável pela inesquecível trilha de Titanic e de outros filmes, como Iris.

#ficaadica



Nenhum comentário:

Postar um comentário