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sábado, 7 de fevereiro de 2015

Armadilha do Destino (Cul-de-sac) - 1966; ironias da vida

Armadilha do Destino (Cul-de-sac), lançado em 1966.
Um filme de Roman Polanski.
Polanski, polêmicas à parte, é um diretor muito respeitado. Chinatown e O Pianista são, talvez, suas obras mais famosas. É no estilo desse primeiro, o suspense, que o cineasta mais se consolidou embora tenha passado por vários gêneros. Armadilha do Destino é um suspense do início da internacionalização da carreira do diretor (que só poucos anos antes ganhara os holofotes), que vencedor do Urso de Ouro.
George (Donald Pleasence), vive num castelo medieval no meio de uma ilhota na costa britânica. Ele é divorciado e mora com a belíssima Teresa (Françoise Dorléac), que faz dele gato e sapato, além de o trair com um vizinho jovem e atlético. Numa tarde, um gangster ferido, Dikie (Lionel Stander) , regressando de uma operação mal sucedida, entra na propriedade dos dois carregando o seu já quase morto companheiro. Ele faz dos dois reféns, enquanto espera indefinidamente pelo resgate de seu chefe.
Cul-de-Sac é um poço de humor negro e sarcasmo. Polanski tira sarro de seus personagens e de toda a desgraça que os rodeira (que representam, por sua vez, toda uma sociedade e um contexto social).
Entre violência, insanidade e álcool, nossos três protagonistas trilham um caminho de autodestruição. E não há saída para eles (literal e figurativamente falando), assim como sentencia o título original, que significa rua/beco sem saída, e algumas cenas e falas que são puro simbolismo dessa situação. O isolamento que prometia segurança se torna um prisão e a ameaça começa a parecer divertida. Em situações absurdas, cômicas, os papeis se invertem, as máscaras caem.
Do orgulho masculino ferido de George, à desilusão de Dikie ap se descobrir irrelevante para o patrão, passando pela frustração sexual da personagem de Dorléac (irmã parecidíssima de Catherine Deneuve, e que morreu pouco após terminar o filme), Cul-de-Sac é corrosivo e impiedoso. As pessoas, por sua vez, aparentemente não têm conserto.
Além do ar cômico, o filme também é um suspense (inclusive tem vários elementos característicos do noir), e consegue manter um ar de apreensão e incerteza. A trilha sonora é interessante, também tem um ar de deboche. 

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