Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Do Jeito Que Ela É (Pieces of April) - 2003; onde assar o peru?

Do jeito que ela é (Pieces of April), lançado em 2003.
Um filme de Peter Hedges.
Alguns filmes não tem um bom motivo para existirem, para terem sido filmados. Este é um deles. Não faltam por aí filmes piores, este Pieces of April (que assisti por engano, queria era Abril Despedaçado (post em breve)) ao menos tem uns momentos divertidos, que geram sorrisos sinceros, e atuações interessantes de Katie Holmes (como uma jovem mulher que é a ovelha negra da família e tem uma relação muito problemática com a mãe) e Patricia Clarkson (a mãe, decadente por causa de um câncer em estado avançado que endureceu ainda mais seu coração).

April (Holmes) vive no subúrbio de Nova York com o namorado. Ela mal tem contato com sua família, não tendo uma relação muito saudável com os irmãos - sobretudo a irmã - e muito menos com a mãe (Clarkson) que está morrendo. Numa tentativa de fazer com o que é possivelmente o último dia de Ação de Graças da vida da mãe seja realizado com toda a família, April se oferece para fazer o banquete em sua casa. Mas ela não sabe cozinhar, seu forno falhou e tirando seu pai, ninguém quer ir até sua casa.

O dia de Ação de Graças é um feriado norte-americano que já virou clichê no cinema e televisão. Existem milhares de filmes e episódios de séries e animações abordando tal data e os costumes dela. Pieces of April não oferece nada novo. Temos aqui a velha receita da família disfuncional que durante o feriado se ajusta. E embora April seja uma personagem interessante e bem construída por Katie Holmes, é também muito datada. Suas roupas e até mesmo seu comportamento rebelde são o estereótipo dos anos 2000. 11 anos depois já não inspira muita empatia. Por outro lado, sendo o câncer doença que mata desde que o mundo é mundo, a mãe vivida por Clarkson continua atual, verdadeira. Tentando manter um resto de orgulho próprio esta mulher não mede as piadas ácidas sobre seu estado e nem poupa a família de comentários maldosos. E não posso deixar de dizer que a irmã de April é uma intrigueira chata e invejosa.

Hedges também erra ao estereotipar o namorado de April e enfiá-lo numa cena violenta sem sentido, sem benefício algum para o roteiro, muito pelo contrário. O estilo do cineasta de fotografar e narrar é bem comum, embora seja de cores e iluminação agradáveis. O terceiro ato vem de forma brusca e incompleta, algo que as más línguas dizem ter acontecido por falta de mais dinheiro para a produção. O filme custou uma pechinchinha.

Pieces of April tem suas boas cenas, como a divertida via sacra do peru assado e a cena em que Clarkson num banheiro vê uma garotinha onde reconhece a filha. 
Mas nada que valha muito a pena.
Se na próxima semana quiser passar o dia de Ação de Graças (sempre comemorada na quarta quinta-feira de novembro) vendo um filme sobre esta data, não faltam opções melhores. Mas também não faltam piores. A escolha é sua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário