Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

domingo, 29 de dezembro de 2013

O Declínio do Império Americano (Le déclin de l'empire américain) - 1986; uma divertida reflexão sobre amor e sexo

O Declínio do Império Americano (Le déclin de l'empire américain), lançado em 1986.
Um filme de Denys Arcand.
Este é o antecessor de As invasões bárbaras. Mesmo com mais de 16 anos de intervalo entre o lançamento de um e de outro, ambos são excelentes produções, cheios de charme e bom humor (embora o caçula seja mais melancólico, tenha recebido o Oscar de melhor filme em língua estrangeira - seu irmão mais velho apenas foi indicado - e o canadense Denys Arcand tenha amadurecido nesse tempo).
Assim como eu fiz, você pode sem problemas ver o outro primeiro; eles são bem independentes, apenas alguns dos personagens são os mesmos. Mas é claro que ver este aqui antes pode melhorar ainda mais a experiência de assistir ao outro.

Quatro professores universitários do departamento de história da Universidade de Montreal, de diferentes personalidades (embora dois tenham em comum serem bastante mulherengos) estão a preparar um jantar. Eles conversam sobre os mais variados assuntos, mas sobretudo sobre sexo e o relacionamento entre homens e mulheres. Ao mesmo tempo quatro mulheres, amigas, esposas ou colegas desses homens, estão em uma academia numa conversa de temática muito semelhante. Mais tarde eles jantarão juntos e alguns segredos serão revelados.

Como tantos outros filmes, Le déclin se faz em cima de diálogos, o enredo mesmo é apenas o resumo acima. Mas as conversas desses oito intelectuais, além de interessantes e muitas vezes engraçadas, são carregadas de um significado implícito que não é muito difícil de entender. Eles falam de sexo, mas não sobre o ato em si e toda sua troca de fluidos, e sim da importância e do significado dele em suas vidas. São reflexões sábias e profundas, mesmo que mascaradas por um tom mais alegre, comentários ácidos e um vocabulário "mais espontâneo". Entremeada nelas há anotações políticas e passagens que contextualizam a obra no tempo de sua produção e satirizam a sociedade da época. Também não se pode deixar de reparar que tudo envolve uma certa competição intelectual entre esses amigos.

Também se deve elogiar o trabalho de todo o elenco. Eles conseguem dosar muito bem as características de seus personagens de modo a não torná-los artificiais. E há grandes acertos no visual, não só na fotografia natural mas muito bem feita como na montagem, que cria sequências muito legais, revezando a câmera entre os atores e às vezes inserindo pequenos flashbacks.

O Declínio do Império Americano consegue mostrar o panorama social-político-econômico de sua época e criticar algumas coisas dele, ao mesmo tempo que faz uma doce celebração da vida, da liberdade e da sexualidade.

#ficaadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário