Um filme coletivo de vários diretores.
Um dos primeiros longas de animação produzidos (e o terceiro da Disney), Fantasia pode ser definido por uma palavra: ambicioso. Composto por oito segmentos (basicamente oito curtas), cada um inspirado e acompanhado por alguma música clássica de compositores como Bach, Beethoven, Schubertt e Tchaikovsky, Fantasia levou o som estéreo aos cinemas e mesclou, pela primeira vez, animação e música clássica. Até hoje seu legado reflete nas animações, gênero para o qual contribuiu significativamente.
Deems Taylor é o mestre de cerimônia que vai nos conduzir por Fantasia. Ele nos apresenta o projeto e depois vai revelando as próximas atrações, os compositores das músicas e seu significado artístico. O regente Leopold Stokowski comanda a Orquestra de Filadélfia. Então as imagens animadas dominam a tela ilustrando as canções.
Na maioria das vezes as imagens estão sincronizadas com os sons dos instrumentos. De repente as músicas ganham cores e texturas, que vão desde imagens abstratas a histórias bem definidas.
Toccata and Fugue in D Minor abre os trabalhos, dando verdadeiro visual ao som e nos apresentando a orquestra e o regente através de suas silhuetas.
Então a verdadeira fantasia surge como num sonho em Nutcracker Suite, onde vemos pequenas fadas a iluminar a natureza com sua maravilhosa magia. Depois outras criaturas fantásticas continuam nessa dança das estações. É uma das melhores partes da produção.
The Sorcerer's Apprentice traz Mickey Mouse na pele de um aprendiz de mago que decide fazer magia por sua própria conta e risco.
Rite of Spring ilustra o surgimento da vida na Terra, desde as primeiras bactérias até a extinção dos dinossauros.
Intermission/Meet the Soundtrack personifica a trilha sonora e divide a película.
A mais bela de todas é também a mais sensual e por isso mesmo mais polêmica: The Pastoral Symphony traz criaturas pagãs maravilhosas, como deuses greco-romanos, unicórnios, cavalos alados e minotauros num alegre ritual.
Dance of the Hours traz o balé clássico apresentado por animais.
Night on Bald Mountain/Ave Maria mostra o demônio aterrorizando uma aldeia e depois a procissão que vai afastar o mal dela.
Embora, como quase toda animação produzida entre 1940 e 1960, Fantasia seja um filme com alguma malícia, referências ocultas ao sexo e contenha cenas chocantes para certas crianças, é um filme obrigatório para todo cinéfilo e pode sim ser apresentado às crianças mais grandinhas (eu, se tivesse um filho de seis ou sete anos, lhe apresentaria) que deverão se encantar com a explosão de cores vivas que a Disney produziu. Chega a ser inacreditável que tenham feito o que fizeram sem a atual computação.
Deems Taylor é o mestre de cerimônia que vai nos conduzir por Fantasia. Ele nos apresenta o projeto e depois vai revelando as próximas atrações, os compositores das músicas e seu significado artístico. O regente Leopold Stokowski comanda a Orquestra de Filadélfia. Então as imagens animadas dominam a tela ilustrando as canções.
Na maioria das vezes as imagens estão sincronizadas com os sons dos instrumentos. De repente as músicas ganham cores e texturas, que vão desde imagens abstratas a histórias bem definidas.
Toccata and Fugue in D Minor abre os trabalhos, dando verdadeiro visual ao som e nos apresentando a orquestra e o regente através de suas silhuetas.
Então a verdadeira fantasia surge como num sonho em Nutcracker Suite, onde vemos pequenas fadas a iluminar a natureza com sua maravilhosa magia. Depois outras criaturas fantásticas continuam nessa dança das estações. É uma das melhores partes da produção.
The Sorcerer's Apprentice traz Mickey Mouse na pele de um aprendiz de mago que decide fazer magia por sua própria conta e risco.
Rite of Spring ilustra o surgimento da vida na Terra, desde as primeiras bactérias até a extinção dos dinossauros.
Intermission/Meet the Soundtrack personifica a trilha sonora e divide a película.
A mais bela de todas é também a mais sensual e por isso mesmo mais polêmica: The Pastoral Symphony traz criaturas pagãs maravilhosas, como deuses greco-romanos, unicórnios, cavalos alados e minotauros num alegre ritual.
Dance of the Hours traz o balé clássico apresentado por animais.
Night on Bald Mountain/Ave Maria mostra o demônio aterrorizando uma aldeia e depois a procissão que vai afastar o mal dela.
Embora, como quase toda animação produzida entre 1940 e 1960, Fantasia seja um filme com alguma malícia, referências ocultas ao sexo e contenha cenas chocantes para certas crianças, é um filme obrigatório para todo cinéfilo e pode sim ser apresentado às crianças mais grandinhas (eu, se tivesse um filho de seis ou sete anos, lhe apresentaria) que deverão se encantar com a explosão de cores vivas que a Disney produziu. Chega a ser inacreditável que tenham feito o que fizeram sem a atual computação.
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