Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Janela da Alma - 2002; o papel da visão na formação da personalidade

Janela da Alma (Janela da Alma), lançado em 2002.
Um documentário de João Jardim e Walter Carvalho.
Janela da Alma é um documentário interessante. Confesso que quando comecei a assistí-lo - sabia eu que era um documentário que falava sobre a visão - imaginei que o filme não ia passar de uma coletânea de entrevistas de pessoas cegas ou quase isso a falar das dificuldades do dia a dia, e colocar cenas de uma criança sendo ensinada a ler em Braile. Eu estava errado, recebi coisa melhor.

Realmente há muitas entrevistas. Quem nos fala é o músico Hermeto Pascoal, o escritor José Saramago (autor de Ensaio sobre a cegueira), a atriz alemã Hanna Schygulla, o poeta Manoel de Barros, a cineasta belga Agnès Varda, o neurologista inglês Oliver Sacks, entre outros. Também alguns relatos de pessoas anônimas. Suas deficiências vão da miopia leve até a total cegueira.

Mas o que tem de legal nisso tudo? Bom, muita coisa.
Para começar o tema não se limita ao ato de enxergar. O título do filme vem da frase de Leonardo DaVinci "Os olhos são a janela da alma". E essa afirmação é apresentada aos 19 entrevistados. É como uma palavra-chave, que vai abrir um leque de possibilidades. Assim, de repente, você estará envolvido em uma conversa sobre o modo que cada ser humano vê; que ver é mais que olhar, pois as experiências e emoções de cada um influem no ato. Temas como sensibilidade, beleza, emoção, problemas do mundo, preconceito, a singularidade das pessoas, são mostrados despretensiosamente, sem defender teses nem nada, apenas como o testemunho dos mais variados seres humanos sobre os próprios olhos, sobre suas emoções. Tudo o que dizem é interessante, não há desperdicío de tempo. A filosofia disso tudo não é chata ou didática. 
E durante os depoimentos temos imagens sendo focadas, desfocadas, refocadas. Para nos mostrar uma nova percepção da visão. 

Quem curte cinema tem quase que uma obrigação de assistir a este documentário, afinal cinema é ver, com os olhos e com o coração, e este documentário de apenas 70 minutos te fará prestar mais atenção à sua própria visão.

#ficaadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário