Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

terça-feira, 19 de março de 2013

Plata Quemada (idem) - 2000; um grande filme argentino baseado em fatos reais

Plata Quemada (Plata Quemada), lançado em 2000.
Um filme de Marcelo Piñeyro.
O cinema latino-americano possui verdadeiras joias. Nem só de EUA, Canadá e Europa que vivem os cinéfilos; e Brasil, Chile, México e Argentina costumam ser os países que mais se destacam. Plata Quemada é um thriller argentino - elegante, violento e libidinoso. Narra uma história real, de um assalto a um carro forte em 1965.


Buenos Aires, 1965. Nene e Angel se conhecem em um banheiro da estação de metrô, iniciam uma relação e se tornam inseparáveis, chegando a serem chamados de gêmeos. Nene que é um ladrão leva Angel para o lado do crime e os dois entram num esquema para assaltar um carro blindado, comandado por um chefão já idoso. No esquema está ainda Corvo. Mas o plano acaba se revelando uma cilada, Angel é atingido por uma bala e a gangue é obrigada a matar policiais. Diante disso eles precisam fugir para o Uruguai onde esperam documentos falsos. Porém a polícia está em seu encalço e sabem que o quarteto está em Montevidéu.

Plata Quemada é um retrato intenso de acontecimentos violentos verídicos com todo o preparo do drama familiar, que dessa vez envolve homo erotismo. Angel é um personagem infantil, meio esquizofrênico e religioso, que pela culpa da vida de crime e homossexualidade em que vive se afasta e se mantém em constante conflito com Nene, homem inteligente e agressivo que se envolve com mulheres para tentar esquecer a ausência sexual do namorado. O terceiro membro da gangue não é gay, mas também vive em conflito, principalmente com Nene, e sente falta da ex. 
Não há pudores no elenco e na direção, que explora com naturalidade o sexo (tanto hétero quanto homossexual), o erotismo e a nudez. A violência se manifesta entre suor e sêmen.
Existem problemas também. Durante o primeiro ato eu pensava que o filme já não valia a pena por causa do excesso de voice-over, que no segundo ato desaparece. Mas o melhor é o terceiro ato, com cenas memoráveis de ação e ternura, que acabam num desfecho surpreendente. 

4 comentários:

  1. Filme triste, mas muito bom! Só uma dúvida: O casal gay realmente existiu ou a única coisa real no filme foi o assalto mesmo? O filme fala com muita veemência no final que a história é verídica, por isso fiquei com essa dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que sei, os assaltantes eram mesmo um casal gay. Obrigado pelo comentário.

      Excluir
    2. Onde eu baixo? Vc sabe? Vlw!

      Excluir
    3. Usando torrent nesse link magnético:
      magnet:?xt=urn:btih:6BF48A23E70945566AD23154D36546D2BBF0B8AA&dn=plata+quemada+2000+dvdrip+x264+multisubs+excelsior&tr=udp%3A%2F%2Fopen.demonii.com%3A1337%2Fannounce

      (se preciso, copie e cole na barra de endereço do navegador, começando no 'm' de "magnet" até o 'e' de "fannounce")
      Caso nunca tenha baixado algo em torrent, com uma breve pesquisa na internet vc aprende como fazer isso. É seguro, fácil e prático. Bom filme!

      Excluir