Um filme de Marcelo Piñeyro.
O cinema latino-americano possui verdadeiras joias. Nem só de EUA, Canadá e Europa que vivem os cinéfilos; e Brasil, Chile, México e Argentina costumam ser os países que mais se destacam. Plata Quemada é um thriller argentino - elegante, violento e libidinoso. Narra uma história real, de um assalto a um carro forte em 1965.
Buenos Aires, 1965. Nene e Angel se conhecem em um banheiro da estação de metrô, iniciam uma relação e se tornam inseparáveis, chegando a serem chamados de gêmeos. Nene que é um ladrão leva Angel para o lado do crime e os dois entram num esquema para assaltar um carro blindado, comandado por um chefão já idoso. No esquema está ainda Corvo. Mas o plano acaba se revelando uma cilada, Angel é atingido por uma bala e a gangue é obrigada a matar policiais. Diante disso eles precisam fugir para o Uruguai onde esperam documentos falsos. Porém a polícia está em seu encalço e sabem que o quarteto está em Montevidéu.
Plata Quemada é um retrato intenso de acontecimentos violentos verídicos com todo o preparo do drama familiar, que dessa vez envolve homo erotismo. Angel é um personagem infantil, meio esquizofrênico e religioso, que pela culpa da vida de crime e homossexualidade em que vive se afasta e se mantém em constante conflito com Nene, homem inteligente e agressivo que se envolve com mulheres para tentar esquecer a ausência sexual do namorado. O terceiro membro da gangue não é gay, mas também vive em conflito, principalmente com Nene, e sente falta da ex.
Não há pudores no elenco e na direção, que explora com naturalidade o sexo (tanto hétero quanto homossexual), o erotismo e a nudez. A violência se manifesta entre suor e sêmen.
Existem problemas também. Durante o primeiro ato eu pensava que o filme já não valia a pena por causa do excesso de voice-over, que no segundo ato desaparece. Mas o melhor é o terceiro ato, com cenas memoráveis de ação e ternura, que acabam num desfecho surpreendente.
Filme triste, mas muito bom! Só uma dúvida: O casal gay realmente existiu ou a única coisa real no filme foi o assalto mesmo? O filme fala com muita veemência no final que a história é verídica, por isso fiquei com essa dúvida.
ResponderExcluirPelo que sei, os assaltantes eram mesmo um casal gay. Obrigado pelo comentário.
ExcluirOnde eu baixo? Vc sabe? Vlw!
ExcluirUsando torrent nesse link magnético:
Excluirmagnet:?xt=urn:btih:6BF48A23E70945566AD23154D36546D2BBF0B8AA&dn=plata+quemada+2000+dvdrip+x264+multisubs+excelsior&tr=udp%3A%2F%2Fopen.demonii.com%3A1337%2Fannounce
(se preciso, copie e cole na barra de endereço do navegador, começando no 'm' de "magnet" até o 'e' de "fannounce")
Caso nunca tenha baixado algo em torrent, com uma breve pesquisa na internet vc aprende como fazer isso. É seguro, fácil e prático. Bom filme!