Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Avatar (idem) - 2009; efeitos especias incríveis nessa ficção

Avatar (Avatar), lançado em 2009.
Um filme de James Cameron.
Se há um filme feito em computador (quase que exclusivamente) que seja bonito de ver, de olhar, é Avatar.
Usando o máximo de tecnologia em computação, imagem e som disponível na época, contamos com cenários deslumbrantes de um planeta imaginário, cheia de plantas e criaturas maravilhosas, inclusive humanóides. Além de entretenimento o filme é um avanço técnico, precursor de tecnologias desenvolvidas exclusivamente para ele. A magia do filme não é outra além de te levar a um mundo maravilhoso e cheio de vida. Temas como imperialismo e exploração do ambiente estão presentes, mas o enredo é um pouco cliché (contraditoriamente ao mesmo tempo de deixa de se valer de alguns outros clichés), mas tenha a certeza de que irá garantir muita diversão e olhos pregados na tela contemplando uma obra prima da computação gráfica.

Estamos em 2154, e depois de a Terra ter sido devastada pelos humanos e suas atividades econômicas, a civilização imperialista expande-se para outros planetas. E acabamos em Pandora, uma lua de uma planeta gasoso de outra constelação, onde uma firma explora os minérios de lá. Com uma atmosfera irrespirável por humanos, a lua dominada por uma biosfera, com plantas e outros seres vivos, abrigam criaturas chamadas de Na'vi, com características humanas, porém altos e azuis. Racionais, eles possuem cultura, veneram a natureza e tem até religião, mas são inimigos dos seres humanos. Nesse contexto cientistas criam um híbrido de humanos com Na'vi para tentarem encontrar um meio de dominar os nativos. Essas criaturas são os Avatares, controlados a distância pela mente humana. Um militar paraplégico é quem vai comandar um, sendo capaz de se sentir no corpo da criatura ele "volta a andar", e é capaz de falar e aprender.
Eventualmente ele se encontra (e se apaixona) por uma fêmea Na'vi e passa a aprender a cultura local, mas ele se desliga da missão gerando problemas gravíssimos para si e para Pandora.

Uma viagem fantástica é o que este filme oferece, cada detalhe das criaturas vivas, é tão bem pensado, tão bem trabalhado. Algumas ações e costumes Na'vi são parecidos com costumes humanos, como a existência de uma religião, por exemplo. Embora existam coisas muito tradicionais, como serem os Na'vi parecidos com homens, andando eretos, possuindo dois olhos e uma boca, Avatar tem suas originalidades, como a inversão da ficção tradicional: deste vez, ao invés de alienígenas invadirem a Terra, humanos é que invadem outro planeta.

Você pode odiar ficção científica, detestar o roteiro e a premissa de Avatar, mas garanto que irá encher os olhos maravilhados com a beleza da imagem e do mundo que Cameron criou.
#ficaadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário