Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

sábado, 17 de novembro de 2012

Monster - Desejo assassino - 2003; uma das mais impressionantes atuações de uma atriz

Monster - desejo assassino (Monster), lançado em 2003.
Um filme de Patty Jenkins.
Deste filme só não gostei do nome.
Monster - desejo assassino soa como um terror ou um suspense. A verdade é que o nome e a capa enganam, pois na verdade este é um drama, e apesar de até ter um ar de thriller, é apenas um bom drama. E não há dúvidas de que seu maior trunfo, seu ponto alto, o aspecto que faz com que toda a gente deveria vê-lo, é o trabalho de Charlize Theron, que levou para a casa um Oscar, um Globo de Ouro, um Urso de Prata e vários outros prêmios.

A linda atriz está irreconhecível, com um aspecto acabado e nada sensual; e o que ela faz com a personagem é indescritível, faz mais que atuar, simplesmente ela a vive. É de encher-nos os olhos, sem dúvida uma das mais impressionantes atuações que já vi. O roteiro, baseado numa história real, que trata de assuntos tão delicados deixa a desejar no que se refere a atormentar o espectador, fazê-lo pensar em tudo aquilo; mas Theron ofusca as falhas e eleva a produção a um outro patamar, com seus gestos, olhares e expressões.

Aileen Wuornos (Theron) é uma prostituta prestes a se suicidar, mas antes quer gastar os cinco dólares que conseguiu com um programa, por isso vai a um bar gay, onde conhece Selby Wall, uma garota homossexual que esta afastada de casa para se "curar" da homossexualidade. No começo ocorre uma hostilidade, mas depois Aileen simpatiza com a garota e tornam-se amigas, fazendo com que ela desista do suicídio. Numa pista de patinação elas dançam e acabam se beijando. Para conseguir dinheiro para se divertir com Selby, Aileen faz programas, mas um dos clientes a leva para longe e a estupra e agride. Para se salvar ela mata o homem e leva seu carro. Traumatizada decide parar de se prostituir e foge com Selby. Ela até tenta encontrar um emprego, mas sem estudo, experiência e com péssimo humor ela não consegue e volta a se prostituir, mas sempre ela mata o cliente e o rouba, por os considerar sujos e repulsivos. Selby começa a desconfiar dos crimes.

O que Monster revela é uma mulher atormentada pela dura vida que levou; que se desiludiu com os homens após fazer sexo com tantos e descobre o verdadeiro afeto em outro mulher, depois de mais uma rasteira na vida ela decide "fazer justiça com as próprias mãos". Não há desculpas pelo que ela fez, mas há razões. Uma das cenas mais marcantes é o assassinato de sua última vítima, um homem que queria ajudá-la mas que por ter visto sua arma teria que morrer. Ela parece sujar as mãos de sangue num desejo de expiação desmedida e brutal.
É muito bom. Aspirantes a atriz: vejam o trabalho de Theron e aprendam.

#ficaadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário