Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Deus da carnificina (Carnage) - 2011; o mais afiado humor que já assisti

Deus da Carnificina (Carnage), lançado em 2011.
Um filme de Roman Polanski.
Humor negro puro, que me fez gargalhar várias vezes sem precisar de nenhum personagem estúpido e depravado ficando nu. Pelo contrário, rimos da desgraça deles.
Estrelado por quatro atores impecáveis: Kate Winslet, divina nesse papel e em todos os outros, Jodie Foster, Christoph Waltz e John C. Kelly, sucesso em O Leitor, O Silêncio dos Inocentes, Bastardos Inglórios e Chicago, respectivamente; dirigidos por Roman Polanski, responsável por Chinatown e O Pianista.
Impressionante que ele é rodado todo num mesmo cenário, um apartamento. A enorme maioria dos 80 minutos de filme é apenas quatro pessoas - dois casais - numa sala de estar; e o tempo é igual, 1 minuto de filme é 1 minuto na "vida real da história", tudo numa sequência como se fosse uma única cena, como se estivéssemos na sala assistindo.

Tudo começa quando dois garotinhos brigam. Depois disso os pais se reúnem para discutirem o que deve ser feito a respeito, mas a reunião que inicia em clima de hospitalidade vai tomando outros rumos, regada a bebida e brigas.


Língua afiada a dessas quatro pessoas, cada frase é carregada de sarcasmo e ironia mais cortante que uma navalha. Aos poucos esse clima de tensão revela o pior lado de todos eles, que começam a subir a voz, agredirem uns aos outros, criticarem os filhos, revelarem a infelicidade de suas vidas e de seus casamentos.


Além das duas crianças não estarem presentes na ocasião do encontro dos pais, elas não revelam para os mesmos o que motivou a agressão e qual o contexto do confronto. Uma história de um hamster abandonado e uma cena de vômito ainda atiçam mais a brasa, e os espíritos se alteram.


Embora o humor negro seja o ponto alto do filme e sua alma, o filme é absolutamente dramático e inteligente.

Uma burguesa e seu marido advogado, cheio de trabalho e carente de tempo, e uma mulher intelectual e seu marido sem ambições. Estes são os personagens. Eles te farão rir e promoverão uma reflexão sobre a hipocrisia de se viver em sociedade.

#ficaadica

Um comentário: