Um filme de Milos Forman.
Acabei de assistir esse, e vim correndo elogiar e recomendar.
Dirigido pelo famoso Milos Forman, esse filme é daqueles que você se lembra vários anos depois como um dos melhores que você já assistiu.
Contando a história de McMurphy, um criminoso que se finge de louco para, ao invés de trabalhar forçado na prisão, ter vida mansa num hospital. Mas lá ele fica indignado com a repressão a qual os pacientes ficam sujeitos, virando fantoches infelizes ao invés de viverem a vida.
Então ele passa a incitar rebeliões, desafiar as regras e a enfermeira Ratched. O cara apronta de verdade! Enquanto os pacientes se sentem felizes e começam a se questionar o porque de tanto sofrimento ali dentro, a enfermeira e os médicos tentam impedí-lo. Ele planeja fugas e coloca-as em prática. Por fim temos um final de arrepiar enquanto sofremos por ver o que os repressores lhe fazem.
Esse filme faz-nos questionar a ética e eficácia dos tratamentos psiquiátricos da década de 60 enquanto denuncia os abusos médicos e a sociedade que isola doentes por comodismo, quando na maioria das vezes não são perigosos.
É excelente. O Instituto Americano de Filmes o elegeu como o 20° melhor da história do cinema norte-americano.
#ficaadica
Nenhum comentário:
Postar um comentário