Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

domingo, 30 de junho de 2013

O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas) - 1993; original e divertido

O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas), lançado em 1993.
Um filme de Henry Selick.
Apesar de não ter realizado-o, Tim Burton assinou o roteiro e produziu este filme. Tanto que ele tem muito do seu estilo pessoal, usa a imaginação e bom gosto para contar uma história de horror em stop motion (que diverte muito mais do que assusta). Visualmente ele é simples, com personagens propositalmente desengonçados, mas é uma experiência rica e agradável, mesmo com as cores sombrias e uma paleta não tão variada.

Num mundo paralelo chamado Cidade do Halloween vivem criaturas fantasmagóricas que durante todo o ano preparam as festividades do Dia das Bruxas. Quem organiza tudo e é o centro das atenções é Jack, o Rei das Abóboras, um esqueleto muito divertido mas que ultimamente anda deprimido com a monotonia de seus halloweens. Sally é uma boneca apaixonada por Jack, criada por um cientista louco, que a impede de ter uma vida social. Depois de muito vaguear, Jack encontra vários portais, correspondentes a várias datas festivas, e acaba indo parar na Cidade do Natal, onde se encanta com o clima natalino. De volta a sua terra, sem entender muito bem o que viu, decide comemorar o natal, o que acaba não sendo a melhor das ideias.

Tudo no filme parece novo. Seu cenário não é realista, e não nos traz lembranças de algo que estamos acostumados a ver. Tudo é fantasioso, tudo desperta a atenção e a imaginação. Jack é um esqueleto cuja magreza, aliada a uma postura e uma personalidade próprios, faz dele um ser incrivelmente elegante. Mas continua desengonçado. É contraditório mas é verdade. Ele produz eventos e canta, e suas músicas são inteligentes e alegres. Uma criatura benévola mas que cuja ignorância e ingenuidade o leva a cometer bobagens. Apaixonado por ele está Sally, uma criatura criada pela ciência que se mostra a mais prudente das personagens. Seus sonhos são sufocados pela falta de liberdade, e não é capaz de se declarar. As dublagens são eficientes, e os efeitos especias melhoram ainda mais a viagem. 

Todo o cenário é rico em detalhes que agradam os olhos, e é feito em tons de azul e negro, o que dá um ar sombrio na película, que afinal é um conto alegre de horror para crianças; encantador e macabro. Ainda que isso, novamente, pareça contraditório. 

#ficaadica


Nenhum comentário:

Postar um comentário