Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Curta-metragem: A casa de pequenos cubinhos (Tsumiki no ie) - 2008; simples e emocionante

A casa de pequenos cubinhos (Tsumiki no ie), lançado em 2008.
Um filme de Kunio Katō.
Este pequeno filme é um dos melhores curtas que já assisti. Do japonês Kunio Katô, A casa de pequenos cubinhos é o vencedor do Oscar de melhor curta de animação de 2009; e têm motivos para o prêmio.

Com um desenho simples, feito a mão e com cores pouco vivas (o que a início pode-se fazer com que subestimemos a obra), e com uma trilha sonora magnífica porém simples, o diretor nos conta a história de um velho, que tendo crescido numa cidade a beira mar teve a casa sendo engolida pelas águas com o passar do tempo. Para contornar a situação ele constrói, de tempos em tempos, um novo andar; e se muda para cima fugindo da água. Um dia seu cachimbo cai na água, e ele decide mergulhar para reencontrá-lo. Na viagem ele faz um encontro com o passado e resgata lembranças e sentidos.

A nostalgia, a saudade, o amor e os traços do tempo nos proporciona uma viagem fantástica e muito, muito emocionante, ao passado. É um belíssimo conto sobre a vida humana, como precisamos sobreviver a um mundo hostil e como as lembranças são capazes de nos emocionar e nos tornar felizes. 



Por favor, qualquer problema no vídeo (fora do "ar"; deletado), avise-nos nos comentários.

2 comentários:

  1. As lembranças, realmente, têm a capacidade de nos emocionar, não importando de que época elas pertencem ou do tipo que elas são: seja um brinquedo da infância ou um depoimento virtual em uma rede social.

    A impressão que eu tenho é que em "A casa de pequenos cubinhos", cada vez que o tempo passa, o personagem, vai descobrindo que o que é realmente essencial em nossas vidas, não ocupa tanto espaço físico assim...

    Flávio, novamente... PARABÉNS PELO BLOG... muito bom. Críticas muito inteligentes. E OBRIGADO PELA DICA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios e pela visita, sempre que ver bons filmes eu te indico. E sim, a memória é uma coisa incrível.

      Excluir