Um filme de Brad Bird.
Belíssimo!
Ratatouille (pronuncia-se rat -á-tu-í) é mais um sucesso da Pixar, que veio a vencer o Oscar de melhor animação. Sem dúvida é um filme encantador, seja pelos cenários, pelo enredo ou pelos simpáticos personagens.
A primeira cena do filme é de uma TV, onde o narrador diz: “embora vários países do mundo disputem esse título, nós franceses sabemos, a melhor comida do mundo é feita na frança, e a melhor comida da frança é feita em Paris e o melhor restaurante de paris, segundo alguns é o restaurante de August Gusteau..." e está armado o cenário para esse belo conto. A velha Paris.
Rémy é um jovem rato, que vive com o pai, chefe da colônia e o irmão numa casa na zona rural da França. Rémy tem um gosto especial por comida, gosta de sentir o aroma, degustar cada sabor. Ele sabe ler, às escondidas lê o livro culinário da dona da casa, cujo autor, Auguste Gusteau, está morto e ele não sabia, desesperando-se ao ficar sabendo. Um dia a velha descobre a colônia de ratos e numa cena cômica e trágica, todos os ratos abandonam a casa e fogem pelo esgoto. Rémy fica para trás, e o fantasma de Gusteau o indica o caminho até o restaurante. Lá ele vê Alfredo Linguini, o faxineiro, estragar um sopa sem ninguém ver. Desesperado, Rémy conserta a sopa, antes de ser pego. O cliente ama a sopa, mas os créditos são dados à Alfredo, que foi encarregado de matar Rémy, mas ele desiste e arma um plano com o rato para que o rato cozinhe no restaurante, de um modo interessante: controlando os movimentos do rapaz por meio de puxões de cabelo, à semelhança de uma rédea de cavalo. Isso escondido de todos, ninguém sabe do rato. Eles começam a cozinhar no restaurante, monitorados por Colette, por quem Alfredo se apaixona.
Paralelo à isso o diretor do restaurante descobre que Linguini é o herdeiro de Gusteau, então se inicia uma aventura deliciosa, cheia de comédia, drama e intrigas, brigas, romances, sucessos e fracassos.
Todos os ratos são carismáticos, alguns rídiculos e engraçados; Alfredo é um jovem tímido e atrapalhado e Colette durona mas amável; os vilões são apáticos. Tudo isso, aliado ao cenário, a belíssima Paris, tornam o filme tão intimista e agradável. É realmente muito bom, para toda a família.
#ficaadica
Nenhum comentário:
Postar um comentário