Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Os bons companheiros (Goodfellas) - 1990; elegantemente brutal e sarcástico

Os bons companheiros (Goodfellas), lançado em 1990.
Um filme de Martin Scorsese.
Brilhante.
Scorsese tem este trabalho como uma de suas obras primas, e sem dúvida está entre um dos melhores do gênero. Toda a brutalidade do mundo dos gangsteres e da máfia é retratada de um modo elegante, realista, rápido e divertido. Sem dúvida há muito de humor negro aqui. O filme foi logo elogiado pela crítica e se tronou um sucesso de público. Realmente é ótimo; emocionante.

O filme começa com um assassinato, então Henry Hill, um dos criminosos, começa a narrar sua vida. Desde criança ele queria ser um gangster e ter poder e dinheiro a sua disposição. Morando no subúrbio de New York e filho de uma italiana ele se envolve desde criança com a gente da máfia ganhando muito dinheiro e aprendendo a subir na vida cometendo crimes.
Entre os mafiosos com que se envolve está Paul Cícero, Jimmy e Tommy. Após roubarem um carregamento de dinheiro de um avião, com o qual vivem cercados de luxo, Henry conhece Karen, com quem se casa.
Um dia Tommy mata um dos chefões da máfia e precisa esconder o corpo. Com várias reviravoltas e novos crimes Henry vai preso e vira traficante de drogas. Após sair da prisão ele e seus companheiros ainda assaltam outro avião. Intrigas e medo desmembram quase toda a máfia, mas ainda há muito por ocorrer a todos os personagens que permanecem vivos.

Várias cenas memoráveis compõe esse filme, como a cena do assassinato no início do filme, dentro de um porta-malas e a entrada de Henry e Karen no Copacabana Club. Tem ainda uma cômica homenagem ao cinema, numa tentativa de imitação de uma cena do filme Os brutos também amam por Tommy, que deu completamente errado e acabou em tragédia. Muito do filme parece ter servido de inspiração, 12 anos depois, para Cidade de Deus.

Está aí uma das maiores injustiças da Academia, ao premiar com o Oscar Dança com Lobos ao invés de Os bons companheiros, notadamente mais divertido e inovador.

#ficaadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário