Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind) - 2004; filme interessantíssimo

Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (Eternel Sunshine of the Spotless Mind), lançado em 2004.

Um filme de Michel Gondry.

brilho eterno de uma mente sem lembranças
Mesclando drama, ficção e um pouco de romance e comédia, esse filme é pra ninguém por defeito. É muito interessante o trama dele, muito diferente. Venceu vários prêmios na categoria de melhor roteiro original, inclusive o prêmio da Academia, e não foi atoa.

No elenco temos Jim Carrey, Kate Winslet (podem me chamar de puxa-saco, mas ela é divina) e Elijah Wood (o Frodo de "O senhor dos Anéis").

O relacionamento amoroso de Joel (Jim) e Clementine (Kate) termina, então ela recorre a uma clínica que apaga coisas da mémoria, a fim de esquecer Joel. Ao ficar sabendo disso Joel decide fazer o mesmo tratamento, mas durante a seção se arrepende e começa a levar suas memórias de Clementine onde ela não existia, como sua infância, por exemplo. O filme passa assim na mente de Joel e também no mundo real. São mostradas cenas marcantes dos dois, como o modo que se conheceram, brigas e passeios.

As vezes os espectador se confunde com o que é passado, o que é presente, o que é memórias e o que é invenção de Joel para evitar que Clementine desapareça de suas lembranças. Os problemas decorrentes dessa limpeza também afeta, secundáriamente, outros personagens. E o drama também continua nos momentos finais do filme, de uma outra maneira.

É muito legal analisar o psicológico dos personagens e refletir sobre a importância da memória para nós, mesmo que de coisas que queríamos poder apagar.

É excelente o filme, um de meus prediletos. Culpa do roteirista Charlie Kaufman, ele é o responsável por tanto brilho.

#ficaadica



Um comentário:

  1. Amigo Flávio o que eu puder te ajudar será um grande prazer! Só aguarde um tempinho, pois eu tenho que lembrar onde encontrei este tradutor. Vou visitar o seu blog e seguir também! Desejo muito sucesso e sua amizade! UM grande abraço :)

    ResponderExcluir