Drama Comédia Animação Suspense Romance Curta-metragem Faroeste Fantasia Ação Aventura Musical Ficção Guerra Épico Crime Terror

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Invictus (idem) - 2009; o poder do esporte na melhoria social

Invictus (Invictus), lançado em 2009.
Um filme de Clint Eastwood.

Dirigido por Clint Eastwood e protagonizado por Morgan Freeman e Matt Damon.

Nelson Mandela , ex-presidente sul-africano e Nobel da Paz, foi o primeiro presidente negro da Africa do Sul, tendo se eleito em 1994. Assim que subiu ao poder, Mandela oficializou o término do Apartheid, a segregação racial prevista em lei. Mas as tensões entre os grupos continuavam, e cada raça via a outra com desconfiança. Mas a África do Sul seria sede da copa do mundo de rugby em 1995, esporte considerado de brancos. Os negros torciam contra a própria seleção, por causa de o rugby ser um simbolo da segregação, só praticada pela elite branca. Mandela (Freeman) contata o líder da seleção, Françõis (Damnon) incubindo-o de ganhar os jogos, inspirando um sentimento nacionalista e unindo negros e brancos. Começados os jogos, e com a popularidade de um jogador negro na seleção, a Africa do Sul realmente passa a caminhar contra a segregação, até hoje existente.

É muito legal, e eu que não sabia o que era rugby, com o filme conheci um pouco mais sobre o esporte. E uma mensagem bela de persistência e igualdade entre povos.

#ficaadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário